Document details

Professor ou Líder? : a liderança no desempenho organizacional : um estudo de caso Angolano

Author(s): Lourdes, Ana Maria de Fátima

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/3371

Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Subject(s): GESTÃO; GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS; LIDERANÇA; RELAÇÕES INTERPESSOAIS; MANAGEMENT; HUMAN RESOURCES MANAGEMENT; LEADERSHIP; INTERPERSONAL RELATIONSHIP; MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS


Description

A influência da liderança nas relações interpessoais, bem como a existência de um ambiente favorável para o desenvolvimento de boas relações entre os membros de uma organização, são fatores funda-mentais para a obtenção de melhores resultados e, consequentemente, melhores desempenhos indivi-duais, grupais, e até mesmo organizacionais. A presente dissertação tem como principal objetivo perceber qual a importância do papel da liderança e a sua influência na organização, em contexto educativo. Procura, igualmente, compreender a influência que a liderança exerce nas relações interpessoais, nos resultados organizacionais e, até que ponto, as boas relações interpessoais são importantes para a obtenção de bons resultados organizacio-nais. A investigação seguiu uma abordagem metodológica mista, no espírito do estudo de caso. Analisaram-se os dados adotando-se como instrumento o Leader Behavior Description Questionnaire, forma XII de Stogdill (1963, citado por Jesuíno, 1987, p.283), em versão portuguesa; aplicado a uma amostra de 95 alunos pertencentes a uma organização angolana de ensino superior (o Instituto Superior Politécni-co do Kwanza Sul). Como técnicas e instrumentos de medida privilegiou-se o inquérito por questioná-rio que foi administrado aos alunos. Usaram-se também dados qualitativos, realizando-se entrevistas ao grupo dos docentes. Os resultados mostram que, de uma forma geral, os alunos têm uma perceção boa da liderança pratica-da pelos docentes, apesar de muitas vezes as suas atitudes não serem as mais claras. Pese, embora, as limitações do estudo, as evidências obtidas apontam para a importância do papel que os docentes desempenham nos resultados dos alunos, e no desempenho das organizações escolares.

The influence of leadership in interpersonal relationships as well as the existence of a favorable environment for the good relations development between members of an organization is the key factors in achieving better results, and hence better individual, group, and even organizational performance. The main goal of present work is to analyze the role of leadership and understand its influence in educational organizations. It also seeks to comprehend the influence that leadership plays in interpersonal and organizational results, and to what extent. Thus, improving interpersonal relations are important for obtaining good organizational results. Current research followed a mixed methodological approach, in the case study spirit. Data was analyzed taking up the Leader Behavior Description Questionnaire, form XII of Stogdill (1963, quoted by Jesuíno, 1987, p.283), as main instrument the Portuguese version was adopted. It was applied to a sample of 95 students belonging to an Angolan organization in higher education (the Polytechnic Institute of Kwanza Sul). Techniques and measurement tools were focused on the questionnaire survey that was administer to the students sample. The qualitative perspective was also applied. Therefore, some interviews were conducted in the teachers group. The results show that, in general, students have a positive perception of teachers´ leadership. In spite of their attitudes are not many times the clearest ones, they has a strong influence in the students learning process. Despite of some study restrictions, the great evidence is the relevance of teachers leadership role and their impact in the student results, and also, in the organization performance.

Orientação: Margarida Piteira

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Piteira, Margarida, orient.
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents