Document details

Cordel : saberes da literatura popular local-global e sua interação com a cultura e o cotidiano de uma escola do campo

Author(s): Cortez, Cláudia Michelly Alves Tavares

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/4113

Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Subject(s): EDUCAÇÃO; EDUCATION; LITERATURA; LITERATURE; LITERATURA DE CORDEL; CORDEL LITERATURE; LITERATURA POPULAR; FOLK LITERATURE; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO


Description

A preocupação central desta pesquisa foi compreender como a literatura popular de cordel, em contexto global, tem contribuído, através da interdisciplinaridade, para o processo de ensino-aprendizagem voltado para o cotidiano e a cultura dos alunos de uma escola rural. A pesquisa foi desenvolvida com 03 professores e 09 alunos do ensino fundamental I de uma escola rural, pertencente à rede municipal de Mossoró RN. Na busca por respostas em torno do objeto pesquisado, foi realizada uma abordagem qualitativa. No primeiro momento, foi feita a observação de campo, onde todos os detalhes eram anotados em um diário de campo, e em seguida foram realizadas as entrevistas e a análise dos dados, esta guiada pela análise de discurso. Os resultados demonstraram que no contexto atual globalizado, a literatura popular de cordel, é um importante instrumento para educação e quando inserido na sala de aula, contribui para o resgate de saberes, valorizando o cotidiano e a cultura local. Sendo assim, o cordel pode ser visto como um instrumento integrador, onde o professor, de forma interdisciplinar, consegue realizar o diálogo com outras disciplinas, diminuindo as barreiras do conhecimento, favorecendo a superação da fragmentação atual entre os saberes.

Orientação : Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents