Document details

Cordel : saberes da literatura popular local-global e sua interação com a cultura e o cotidiano de uma escola do campo

Author(s): Cortez, Cláudia Michelly Alves Tavares

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/4113

Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Subject(s): EDUCAÇÃO; EDUCATION; LITERATURA; LITERATURE; LITERATURA DE CORDEL; CORDEL LITERATURE; LITERATURA ORAL E TRADICIONAL; FOLK LITERATURE; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO


Description

A preocupação central desta pesquisa foi compreender como a literatura popular de cordel, em contexto global, tem contribuído, através da interdisciplinaridade, para o processo de ensino-aprendizagem voltado para o cotidiano e a cultura dos alunos de uma escola rural. A pesquisa foi desenvolvida com 03 professores e 09 alunos do ensino fundamental I de uma escola rural, pertencente à rede municipal de Mossoró RN. Na busca por respostas em torno do objeto pesquisado, foi realizada uma abordagem qualitativa. No primeiro momento, foi feita a observação de campo, onde todos os detalhes eram anotados em um diário de campo, e em seguida foram realizadas as entrevistas e a análise dos dados, esta guiada pela análise de discurso. Os resultados demonstraram que no contexto atual globalizado, a literatura popular de cordel, é um importante instrumento para educação e quando inserido na sala de aula, contribui para o resgate de saberes, valorizando o cotidiano e a cultura local. Sendo assim, o cordel pode ser visto como um instrumento integrador, onde o professor, de forma interdisciplinar, consegue realizar o diálogo com outras disciplinas, diminuindo as barreiras do conhecimento, favorecendo a superação da fragmentação atual entre os saberes.

The central concern of this research was to understand how the popular literature of string in a global context, has contributed, through interdisciplinarity, for the teaching-learning process focused on the daily life and culture of the students in a rural school. The research was conducted with 03 teachers and 09 students from elementary school to a rural school, belonging to the municipal Mossoró RN. In search of answers around the object studied, we conducted a qualitative approach. At first, the observation was made in the field, where all details were recorded in a diary, and then the interviews were conducted and data analysis, guided by this discourse analysis. The results showed that the current globalized context, popular literature twine, is an important tool for education and when we entered the classroom, contributing to the rescue of knowledge, valuing the daily life and culture. Thus, the line can be seen as a tool integrator, where the teacher, in an interdisciplinary way, can perform the dialogue with other disciplines, lowering the barriers of knowledge, favoring overcoming the current fragmentation among knowledge.

Orientação: Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida ; co-orientação: Manuel Tavares Gomes

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents