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Ensino de Literatura: Um questionamento necessário sobre a leitura literária no ensino médio Universidade

Author(s): Oliveira, Antónia Sergiana Tavares de

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/5177

Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Subject(s): EDUCAÇÃO; ENSINO; LEITURA; LITERATURA; EDUCATION; TEACHING; LITERATURE; LITERACY; READING; LITERACIA; MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO


Description

A presente dissertação tem como objeto de investigação o ensino de literatura no Ensino Médio dada a forma como este vem sendo realizado em contexto escolar, considerando a reformulação dessa etapa do ensino pela LDBEN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – de 1996 e o resultado das últimas pesquisas e avaliações oficiais sobre leitura. O estudo inicia-se com uma retrospectiva histórica desde o período colonial até à instauração dos PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais – a fim de conhecer os princípios filosóficos e curriculares que passaram a orientar o ensino da literatura após a referida reformulação. Em seguida, o estudo se centra no letramento literário a partir da concepção de Cosson e explora o ensino literário e a formação do professor na era das novas tecnologias da informação e da comunicação e o método recepcional de Bordini e Aguiar como uma alternativa para o letramento literário. O objetivo do trabalho é, portanto, avaliar o ensino da literatura no Ensino Médio, considerando o caráter formativo e emancipatório da leitura literária, através da verificação do ensino em relação à leitura literária na perspectiva de alunos do curso de Letras egressos do Ensino Médio. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo de caráter quanti-qualitativo tendo como informantes 120 alunos da graduação da Universidade Regional Cariri – URCA. Os resultados obtidos, após a análise dos dados mostram que a prática dos professores não contribui para o letramento literário do aluno já que continua centrada num ensino de caráter historicista, em que o objeto central das aulas de literatura deixa de ser o texto literário para ser um discurso didático sobre a literatura. A conclusão que se chegou foi que o ensino da referida disciplina no Ensino Médio não tem alcançado seu objetivo essencial de formar leitores literários competentes e consolidar hábitos de leitura, o que aponta para a necessidade de rever essa prática escolar, bem como redefinir o papel do ensino da literatura na disciplina de Língua Portuguesa.

This thesis has as object of research the teaching of literature in High School given the way this is being done in the school, considering the reformulation of this stage of education by the LDBEN from 1996 and the results of the latest official research and evaluation on reading. From a historical retrospective from the colonial period to the PCN’s was possible to see the roots of education prevalent today historiographical and philosophical principles and know the curriculum that began to guide the teaching of literature after the reformulation of High School with its shortcomings and incongruities. In a second step the study focused on the literature literacy from Cosson’s conception and explored the literary teaching and teacher’s education. Then it was emphasized the teaching of literature in the age of new technologies of information and communication and the Bordini and Aguiar’s Recepcional method as an alternative to the literature literacy. The objective of this search is therefore to evaluate the teaching of literature in High School, considering the formative and emancipatory character of literary reading, by verification the teaching in relation to literary reading in the perspective of students of Languages Course graduates from High School. For this it was conducted a field survey of quantitative and qualitative informants as having 120 students from Graduation Cariri Regional University (URCA). The results obtained after analysis of data show that the practice of teachers do not contribute to the student literature literacy as they continue focusing on teaching on a historicist character, in which the central object of literature classes is no longer the literary text to be a didactic discourse on literature. The conclusion is that the teaching of this discipline in High School has not achieved its key objective of forming competent readers and consolidate literary reading habits, which points to the need to review this school practice, as well as redefine the role of teaching literature in the discipline of Portuguese Language.

Orientação: Maria Neves Gonçalves

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Gonçalves, Maria Neves, orient.
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