Document details

As rotinas de um treinador : Operacionalização de uma época desportiva de uma equipa de futebol Portimonense Sporting Clube (sub-19)

Author(s): Arroja, Pedro Dias

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/6190

Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Subject(s): MESTRADO EM TREINO DESPORTIVO; DESPORTO; SPORT; FUTEBOL; FOOTBALL; PLANEAMENTO; PLANNING; TREINADORES DE FUTEBOL; FOOTBALL COACHES; TREINO DESPORTIVO; SPORTS COACHING


Description

O treinador de futebol tem uma imensidão de complexas exigências que o obriga a um entendimento do fenómeno em causa como sendo um sistema de interações. O trabalho pretende unir dois tipos de conhecimento, o teórico e o prático. Este relatório de estágio constitui-se como um caso particular de um documento elaborado com o objetivo de contribuir para a reflexão na área do treino de futebol. O treinador tem de planear, intervir e avaliar o processo de treino como um todo. Neste relatório, no âmbito do Mestrado em Treino Desportivo, apresentamos a nossa maneira de pensar o jogo, assim como, as decisões e ações tomadas no processo de treino. O trabalho aqui reportado foi realizado na equipa de Juniores A do Portimonense Sporting Clube a competir no Campeonato Nacional de Juniores A da 1ª Divisão na época desportiva de 2011/2012. O relatório representa uma experiência bastante exigente dado o alto nível competitivo existente na competição. Os objetivos da equipa passaram pela manutenção no principal escalão nacional. O principal objetivo da época foi a formação de atletas com capacidade de integrar a equipa profissional do clube. Experienciar as funções diferentes de treinador adjunto, e sobretudo de treinador principal como líder do processo, nem sempre foi fácil reagir às condicionantes do contexto. A reflexão deverá continuar a fazer parte da nossa forma de estar no futebol, porque só associando a reflexão ao processo de treino é que poderemos enriquecer a nossa condução na função de treinador.

The football coach has a wealth of complex requirements that obliges an understanding of the phenomenon in question as being a system of interactions. This work intends to join the two kinds of knowledge, the theoretical and the practical. This report stage it constitutes as a particular case of a document drawn up with the objective of contributing to the reflection in the area of football training. The coach has to plan, intervene and evaluate the process of training as a whole. In this report, in the context of the Master's Degree in Sports Training, introducing to our way of thinking about the game, as well as the decisions and actions taken in the process of training. The work reported here was carried out in the team Portimonense Sporting Clube youth team to compete in the National “A” Championship Under 19 the 1ST Division, in sports season of 2011/2012. This was an experience quite demanding given the high competitive level of competition. The objectives of the team passed by maintenance on main national championship. The main objective of season was the training of athletes with the ability to integrate the professional team of the club.

Orientação : Jorge Fernando Ferreira Castelo

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Castelo, Jorge, orient.
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents