Document details

A prática do pedagogo no Centro de Mídias de Educação do Amazonas : por entre desafios e possibilidades

Author(s): Silva, Sirley Marques da

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10437/8465

Origin: ReCiL - Repositório Científico Lusófona

Subject(s): MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO; PROFESSORES; TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO; PEDAGOGIA; ESTUDOS DE CASO; BRASIL; AMAZONAS; EDUCATION; TEACHERS; INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES; PEDAGOGY; CASE STUDIES; BRAZIL


Description

Este estudo é resultado de uma investigação sobre a prática do pedagogo que atua no ensino mediado por tecnologia no Centro de Mídias de Educação do Estado do Amazonas (CEMEAM), apresentando como é constituído seu desempenho numa perspectiva em que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão inseridas no processo. Para que houvesse uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento da pesquisa, foi realizado à luz de referenciais teóricos uma breve análise sobre a trajetória da Pedagogia no Brasil, identificando seus processos históricos, além da reflexão das possibilidades do ofício do Pedagogo na era digital. Nesse viés, foram pontuadas as mudanças ocorridas no cenário do trabalho pedagógico, culminando no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo principal foi conhecer como é constituído o processo do trabalho da equipe pedagógica no CEMEAM, abordando os avanços/recuos, pontos fortes/fracos, apresentando sugestões para o fortalecimento das ações pedagógicas no local do estudo. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e de campo desenvolvida no CEMEAM, sendo produzida por passos metodológicos configurados por etapas procedimentais que organizaram toda estrutura do estudo. Os resultados revelam que o pedagogo do CEMEAM possui modos peculiares em sua prática, por suas atribuições exigirem uma especialialidade à luz da utilização das TICs, num contexto de relação com educação a distância e presencial mediada por tecnologia.

This dissertation is the result of an investigation about the practice of the pedagogue who acts in Technology-Mediated Teaching in the Center of Media of Education of the State of Amazonas (CEMEAM) and intends to show how its performance is constituted in a perspective in which Information and Communication Technologies Are in the process. In order to have a better understanding of the development of the study, a brief analysis of the trajectory of Pedagogy in Brazil was carried out in the light of theoretical references, identifying the historical processes until the pedagogical reflection in the digital era. In this bias, the changes in pedagogical work were punctuated with the inclusion of Information and Communication Technologies (ICTs) in the teaching and learning process. The main objective was to know how the work process of the pedagogical team developed at CEMEAM was built, addressing the advances / retreats, strengths / weaknesses, with the purpose of evaluating and presenting suggestions for strengthening pedagogical actions at the study site. The research uses a qualitative approach and was carried out at the CEMEAM locus, being produced by methodological steps configured by procedural steps that organized the entire structure of the study. The results show that the CEMEAM pedagogy has peculiarities in its practice, because its attributions require a specialization in the light of the use of ICTs, in a context of relationship with distance education and presence mediated by technology.

Orientação: Rosa Serradas

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Serradas, Rosa, orient.
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents