Document details

Vibrato: implementação de estratégias e aplicação de exercícios para a aprendizagem e aperfeiçoamento da técnica do vibrato no violino

Author(s): Pereira, Diana Madalena Baptista Rodrigues

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/10137

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Prática educativa supervisionada; Ensino da música; Violino; Técnica do vibrato; Aperfeiçoamento técnico; Supervised educational practice; Teaching music; Violin; Vibrato technique; Technical improvement


Description

Este trabalho comporta o relatório da Prática Educativa Supervisionada e o Projeto de Intervenção desenvolvidos no Conservatório de Música do Porto, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música. No relatório de estágio, apresenta-se primeiramente a contextualização histórica da instituição onde este se realizou, bem como a sua organização ao nível estrutural. São apresentadas as leis e os normativos em que esta se baseia e, num contexto mais particular, são também apresentadas as matrizes e conteúdos programáticos da disciplina de violino, bem como os critérios de avaliação da disciplina. É aqui também descrita a globalidade da comunidade educativa. Numa fase seguinte, estão explanadas as aulas observadas, lecionadas e supervisionadas inerentes à prática educativa supervisionada. O Projeto de Intervenção teve como propósito a implementação de exercícios com vista à aprendizagem e/ou aperfeiçoamento da técnica do vibrato; assim, neste trabalho expõe-se toda a organização relativa à realização de um workshop visando esta temática, bem como a análise consequente dos resultados.

The present document includes the Internship Report and the Intervention Project held in the Conservatório de Música do Porto, as part of the Master in Music Education. Firstly, the historical contextualization of the institution where it was carried out is presented, as well as its organization at the structural level. The laws and regulations on which it is based are also referred to and, in a more particular context, the matrices and programmatic contents of the violin subject are presented, as well as the evaluation criteria. Here in, we also find a description of the globality of the educational community. In a following chapter, the observed, taught and supervised classes inherent to the supervised educational practice are explained. The purpose of the Intervention Project was to implement exercises to learn and/or improve the vibrato technique; thus, the organization of a workshop aiming this goal is explained in detail, as well as the consequent analysis of the results.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Eufrázio, Marta Garcia Tunes; Melo, Emanuel André de Carvalho
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents