Author(s):
Taveira, Diogo Proença
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/10150
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Subject(s): Clarinete; Eletrónica; Intérprete; Equipamento; Tempo diferido; Áudio interface; Tempo real; Clarinet; Electronic; Performance; Equipment; Pre recorded; Real time
Description
Este trabalho aborda as necessidades técnicas necessárias para a performance de música mista. Depois de uma contextualização do estado da música eletrónica em Portugal, serão apresentados vários tipos de equipamentos eletrónicos necessários para a performance, e serão analisadas as características a ter em conta na hora da escolha do equipamento. Serão descritos aquilo que pode ser considerado como os recursos mínimos para a performance de música eletrónica. Far-se-á também uma comparação entre as características da eletrónica em tempo diferido e da eletrónica em tempo real, assim como uma oposição dos equipamentos necessários para cada uma. O objeto principal deste trabalho é encontrar equipamento necessário para a performance, de modo que este possa ser transportado numa mala de viagem, tornando assim a possibilidade de performance de música mista mais prática e funcional. Será também salientada e valorizada a questão da autossuficiência do performer no palco como intérprete do seu instrumento, e paralelamente, como controlador da eletrónica. Neste trabalho será feita também uma contextualização das quatro obras que integram o contido neste trabalho assim como o enquadramento técnico de cada uma. Aqui poder-se-á então encontrar como que um guia para a escolha do material para a performance com eletrónica de modo a que este seja o mais portátil possível.
This paper discusses the technical requirements necessary for the performance of mixed music. After a contextualization of the status of electronic music in Portugal, various types of electronic equipment required for the performance are presented in which are analyzed the characteristics to be taken into account at the time of the choice of equipment. A description of what can be considered as the minimum resources for the performance of electronic music. There is also a comparison between the characteristics of the deferred time electronic and electronic in real time, as well an opposition of the equipment needed for each. The main goal of this work is to find the necessary equipment for the performance, and to evaluated if can be transported in a suitcase, thus making the possibility of mixed music performance more practical and functional. It is also stressed and valued the issue of self-reliance of the performer on stage as a performer of his instrument, as well as electronic controller. In this work there is also a contextualisation of the four works that integrate the recital inherent to this work and the technical framework of each composition. Throughout the theses you will find a gyide of material in order to find the best choice for the performance with electronics so that it is as portable as possible.