Document details

Uma abordagem teórico-prática da produção sonora de "[IN]Versos”

Author(s): Azevedo, Henrique Joel Silva

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/10408

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Cinema; Sound design; Produção sonora; Sound production


Description

Partindo do pressuposto de que o som tem a capacidade de dar uma dimensão ao nível sensorial e de conduzir a narrativa do filme, influenciando a percepção do espectador, este ensaio estabelece uma aproximação entre a componente prática da concepção sonora, com a componente teórica do som em cinema. Através do desenho de som do filme “[IN]Versos”, uma curta-metragem adaptada do conto “O menino que escrevia versos” do escritor Mia Couto, propõe-se alcançar o objectivo de criar um produto profissional, inserido no âmbito académico. Este ensaio compreende uma investigação e aplicação de métodos e técnicas nos aspectos da produção e pós-produção áudio da curta-metragem “[IN]Versos”, incluindo som direto, Foley, sonoplastia, mistura em formato stereo e surround e técnicas de captação como ferramentas de espacialização sonora para 5.1. Evidencia-se a produção sonora em filme, relacionando e sustentando teoricamente, através de conceitos como, modos de audição, diegese sonora, extensão sonora e paisagem sonora, que exploram a capacidade de construção e análise narrativa sonora.

Based on the assumption of sound´s ability to give a dimension at a sensory level and drive the narrative of the film, influencing the perception of the viewer, the proposal for this academic paper seeks to establish closer relations between the practical components of the sound design process, with the theoretical component of sound in cinema. By creating the sound design of "[IN]versos", a short film adapted from the story "the boy who wrote verses" by the writer Mia Couto, we propose to create a product of a professional level inserted within academia. It will conduct a research as well an application of methods and technical aspects of production and post production sound for a movie, including Foley, sound design and mixes in stereo and surround format. There will be particular focus on sound design and mixing and its relationship regarding concepts of authors such as Michel Chion, Murray Shaffer. Concepts such as listening modes, diegetic sound, sound extension and soundscape, will be explored, as a means of acknowledge the building capacity and the narrative analysis of film sound.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ferreira, José Manuel de Oliveira Quinta; Conceição, Marco Paulo Barbosa
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents