Document details

Relatório de Estágio

Author(s): Carvalho, Tatiana José Gouveia

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/10460

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Crianças; Educação; Investigação-Ação; Perfil docente duplo; Children; Education; Research-Action; Double teacher profile; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O relatório de estágio reflete o percurso de formação da mestranda, no âmbito da unidade curricular de prática educativa supervisionada, que decorreu na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Visa a obtenção da qualificação profissional através da aquisição do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Pretende-se expor o percurso formativo, salientando experiências e competências adquiridas nos dois níveis de educação, com a colaboração do par pedagógico, da professora cooperante e da supervisora institucional. Este perfil docente duplo, profundamente enriquecedor, reveste-se de práticas e metodologias em ambas as vertentes, permitindo ao educador preparar a transição de nível educativo, tornando-a mais harmoniosa, garantindo que a mesma seja favorável para as crianças. Este documento integra os pressupostos teóricos e legais que fundamentaram a prática educativa, o contexto educativo onde a mesma decorreu, o quadro teórico e metodológico que refere as estratégias de investigação utilizadas em contexto da ação. A metodologia de investigação-ação permitiu melhorar e enriquecer as intervenções pedagógicas, possibilitando um olhar crítico e indagador não só acerca das práticas, mas igualmente sobre a Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma forma mais geral.

The internship report reflects the training course of the master's degree, within the scope of the curricular unit of supervised educational practice, which took place at the Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. It aims to obtain the professional qualification through the acquisition of the master's degree in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education. It is intended to expose the training course, highlighting experiences and skills acquired at both levels of education, with the collaboration of the pedagogical pair, the cooperating teacher and the institutional supervisor. This dual, deeply enriching teaching profile has practices and methodologies in both areas, allowing the educator to prepare the transition of educational level, making it more harmonious, ensuring that it is favorable for children. This document integrates the theoretical and legal assumptions that based the educational practice, the educational context where it took place, the theoretical and methodological framework that refers to the research strategies used in the context of the action. The research-action methodology allowed to improve and enrich the pedagogical interventions, allowing a critical and inquiring look not only on the practices, but also on Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education, in a more general way.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marta, Maria Margarida Campos; Sá, Susana Marques de
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents