Document details

Evasão nos Cursos Técnicos Concomitantes: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Patos de Minas.

Author(s): Carneiro, Adriane Piedade

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/10477

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Evasão; Intervenção; Abandono Escolar; Insucesso Escolar; School Dropout; Intervention; School Abandonment; Underperformance; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

A evasão é um fenômeno complexo presente em todos os níveis de ensino brasileiro interferindo negativamente no processo educacional brasileiro, levando o governo em todas as suas autarquias, as escolas e as famílias a buscarem formas de intervenção e contenção dos índices atuais. A evasão é constatada quando o aluno interrompe definitivamente os estudos ou nem chega a matricular-se numa escola. Já o abandono escolar caracteriza-se pelo fato do aluno deixar de frequentar a escola retornando no ano seguinte. Tanto a evasão quanto o abandono conduzem ao insucesso escolar. O estudo teve como objetivo principal identificar as causas da evasão nos cursos Técnicos Concomitantes em Eletrotécnica, Logística e Mineração ofertados pelo IFTM-Patos de Minas. O estudo foi realizado em nove turmas dos referidos cursos, ofertadas de 2013/2 a 2015/1 e com os docentes da instituição. Adotou-se a metodologia qualitativa do tipo estudo de caso e a coleta dos dados se deu por meio da técnica de aplicação de questionários online. Os índices de evasão verificados são elevados e indicam a necessidade da aplicação de medidas para reduzí-los. As principais causas da evasão estão relacionadas, primeiramente, a questões pessoais e vocacionais, fatores didático-pedagógicos e por fim, fatores estruturais e administrativos da escola, indicando que as mesmas se relacionam com as variáveis apontadas pelos autores cujos estudos foram tomados como base para a realização desta pesquisa. As respostas embasaram a elaboração do Plano de Ação que visa prevenir a ocorrência da evasão e elevar a permanência dos alunos nos cursos até a conclusão dos mesmos.

School dropout is a complex phenomenon that takes place at all levels of the Brazilian education system and interferes with the whole educational process, causing both the local government authorities, families and schools to seek intervention strategies so as to minimize its current rate. Dropping out occurs when students stop attending school or fail to enroll. School abandonment, on the other hand, occurs when students stop going to school in a given year but return the following year. Both school dropout and school abandonment lead to students’ underperformance. The main goal of the present study is to identify the reasons for students to drop out of the concomitant technical courses in Electrical Technology, Logistics, and Mining, both offered by IFTM, in Patos de Minas. The study was carried out with nine classes, which took the aforementioned courses from the second semester 2013 to the first semester 2015, as well as with the school’s faculty. The case study qualitative methodology was adopted for this research, and the data collection was carried out by means of online questionnaires. As it was verified, the dropout rates are high, which indicates the urgent need for reduction measures. The major reasons for school dropout were found to be associated with personal and vocational issues, teaching and pedagogical factors, as well as with the school’s structural and administrative reality, thus stressing that the primary causes for students dropping out are related to the very same variables pointed out by the authors whose studies constitute the theoretical framework of the present research. The answers obtained constituted the basis for the development of the Action Plan, whose aim is to prevent school dropout and to ensure that the students finish their courses.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Coelho, Sónia Múrias Mira
Contributor(s) Carneiro, Adriane Piedade
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents