Document details

Relatório de Estágio

Author(s): Mendes, Mariana da Conceição da Costa

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/10553

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Educação; Prática educativa; Profissional reflexivo; Metodologia de investigação-ação; Education; Educational practice; Reflective professional; Investigation-action methodology; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente relatório de estágio é um documento de qualificação profissional como requisito (parcial) para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que espelha o processo de desenvolvimento e aprendizagem profissional ao longo da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nos contextos de estágio de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No decorrer desta formação inicial, a Prática Educativa Supervisionada constituiu-se como um espaço de mobilização dos conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos, culturais e de investigação, que sustentaram uma prática contextualizada e significativa. A construção de um quadro teórico-legal que fundamentou as reflexões sobre a ação permitiu a adoção de uma postura investigadora e reflexiva, com vista à transformação da prática educativa, agindo de forma adequada às exigências dos contextos. O desenvolvimento de saberes profissionais foi construído através da adoção da metodologia de investigação-ação, apoiado nos processos cíclicos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Através desta metodologia, os sistemáticos momentos de observação e reflexão, individual ou com outros atores do processo de formação profissional, permitiram o desenvolvimento de uma praxis intencional, articulada, diferenciada e significativa. Acresce, ainda, a procura de desenvolvimento da prática educativa baseada numa perspetiva holística e socioconstrutivista da educação, posicionando a criança no centro do processo de ensino e de aprendizagem como construtora do seu conhecimento. Neste sentido, a elaboração deste documento permitiu uma reflexão crítica das ações desenvolvidas, proporcionando a construção de um perfil profissional generalista, através do desenvolvimento de competências pessoais e profissionais adquiridas.

The present internship report is a professional qualification document, as a (partial) requirement for the master’s degree in Preschool Education and Primary Education, which reflects the process of development and professional learning throughout the Course of Supervised Educational Practice, developed in two contexts of internship: Preschool Education and Primary Education. Throughout the initial formation, the Supervised Educational Practice constituted a space for mobilizing scientific, pedagogical, didactic, cultural and research knowledge, which supported a contextual and meaningful practice. The creation of a theoretical-legal framework, which grounded the reflections on the action, allowed the adoption of an investigative and reflexive posture, seeking the transformation of the educational practice, acting in a suitable way to the demands of the contexts. The development of professional knowledge was built through the adoption of the Investigation-action methodology, supported by the cyclical processes of observation, planning, action, reflection and evaluation. Through this methodology, the systematic moments of observation and reflection, individual or with other actors of the professional formation process, allowed the development of an intentional, articulated, differentiated and meaningful praxis. In addition, there is a search for the development of educational practice based on a holistic and socio-constructivist perspective of education, placing the child at the center of the teaching and learning process as a constructor of his knowledge. In this sense, the preparation of this document allowed a critical reflection of the actions developed, providing the construction of a general professional profile, through the development of personal and professional skills acquired.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Sá, Susana Marques de
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents