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Amígdalas: exploração do alfabeto do corpo de Zygmunt Molik e sua aplicação na adaptação do monólogo Valsa nº 6 de Nelson Rodrigues

Author(s): Santos, Priscila Braz dos

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/10556

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Voz; Corpo; Integração; Monólogo; Alfabeto do corpo; Zygmunt Molik; Voice; Body; Integration; Monologue; Body alphabet


Description

A Exploração do Alfabeto do Corpo de Zygmunt Molik e sua aplicação na adaptação do monólogo Valsa Nº6 de Nelson Rodrigues se apresenta, nesta monografia, como proposta de uma prática do ator, que tem como objetivo a integração entre corpo e voz. Propõe uma prática diária de um trabalho solo, que ao repetir e explorar os movimentos do Alfabeto, onde a voz emerge da movimentação do corpo, gera uma energia criativa para o trabalho com o texto,este transforma-se de forma ágil e criativa. O processo durou cerca de cinco meses, sendo que nos primeiros três foram realizadas práticas diárias, utilizando apenas os movimentos do Alfabeto, onde inseri voz aos movimentos. Logo após tive a oportunidade de fazer um Workshop de cinco dias com Jorge Parente, o que trouxe muitas mudanças físicas na forma como praticava e pensava o método. Nos últimos dois meses do processo, criei o espetáculo Amígdalas, encenado e interpretado por mim. É importante dizer que o tema deste projeto consiste em uma preocupação minha na qualidade de atriz, no sentido de criar uma prática diária de trabalho, que tenha como foco a integração do corpo e da voz, experiência pessoal que resulta da constatação de que, em minha formação teatral, a prática do corpo e da voz foi feita de forma desintegrada, ou seja, não há propriamente uma preocupação na prática e também em discussões na sala de ensaio a respeito de como surge a voz, de onde surge, e qual a sua relação com o corpo. As práticas são feitas de forma separadas, primeiro a pensar o corpo e depois a voz.

The exploration of the Zygmunt Molik’s Body Alphabet and its application and adaptation in the monologue Valsa Nº6 by Nelson Rodrigues, presents itself, in this monograph, as a proposal to an actor’s practice, with the aim of the integration between body and voice. It proposes a daily practice of a solo work, that when repeating and exploring the Alphabet movements, where the voice emerges from the movement of the body, generates a creative energy to work with the text, it becomes agile and creative. The process lasted about five months, being that in the first three were performed daily practices, using only the movements of the Alphabet, then I integrated voice to the movements. Soon after I had the opportunity to make a workshop that lasted five days with Jorge Parente, which brought many physical changes and the way that I practiced and thought the method. In the last two months, i created spectacle Amígdalas, staged and interpreted by me. It’s important to say that the theme of this project consists in a personal concern about the quality of the actress, in the sense of creating a daily practice of work, that has as focus the integration of body and voice, personal experience that results of the finding that in my theatre training, the practice between body and voice is done in a disintegrated manner, meaning that, there is not properly a concern in practice and also in discussions in the rehearsals about how the voice arises, where it arises, and how it relates to the body. Practices are done in a separate way, first to think the body and then the voice.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) França, Maria Luís Coelho Pereira; Franco, Patrícia Isabel da Silva
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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