Author(s):
Lopes, Hugo José Nunes
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/10591
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Subject(s): Ensino da música; Prática educativa; Codocência; Reflexão; Autonomia; Motivação; Improvisação; Music teaching; Oporto’s Music Conservatory; Educational practice; Co-teaching; Reflection; Autonomy; Motivation; Improvisation
Description
Este relatório documenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) e da Escola Superior de Educação do Porto (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Neste trabalho aprofundo uma reflexão de toda a prática educativa ao longo de três grandes domínios documentados em partes distintas. A primeira parte contextualiza, de um ponto de vista histórico, o ensino da música em Portugal. Em maior detalhe, é estabelecida uma caracterização das metas e atividades desenvolvidas pelo Conservatório de Música do Porto ao longo da sua existência. Atendendo ao seu recente centenário, especial referência é prestada ao testemunho desta instituição para a comunidade musical Portuguesa. A segunda parte aborda a prática educativa supervisionada, decorrente da componente prática e reflexiva do estágio realizado no Conservatório de Música do Porto. Um particular destaque é dado à descrição de estratégias de codocência aplicadas em contexto de sala de aula e seguidas no âmbito do estágio. A terceira parte, descreve o projeto de intervenção realizado a alunos de saxofone, no qual se propõe estratégias com base na improvisação como ferramenta motivadora para o desenvolvimento da autonomia do aluno na interpretação e expressão musical.
This report documents the work carried out in the Masters in Music Education of the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) and the Escola Superior de Educação do Porto (ESE) at the Instituto Politécnico do Porto. In this work I deepen a reflection of the whole educational practice along three major domains documented in distinct parts. The first part contextualizes, from a historical point of view, the music education in Portugal. In more detail, it is established a characterization of the goals and activities developed by the Oporto’s Conservatory of Music throughout its existence. In view of its recent centenary, special reference is made to the testimony of this institution for the Portuguese musical community. The second part deals with the supervised educational practice, due to the practical and reflexive component of the internship held at the Oporto’s Conservatory of Music. A particular highlight is given to the description of co-teaching strategies applied in the context of the classroom and followed within the scope of the internship. The third part describes the intervention project performed to saxophone students, which proposes strategies based on improvisation as a motivating tool for the development of student autonomy and expressiveness in musical interpretation.