Author(s):
Santos, Ana Isabel Pinto dos
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/10601
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Subject(s): Música; Ensino de canto; Observação; Planificação; Bel Canto; Estudo de caso; Mathilde Marchesi; Legato; Music; Singing teaching; Observation; Planification; Case study
Description
Neste trabalho foi realizado o relatório de estágio no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música – ramo Canto, pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto, e o projeto de investigação aplicado em contexto educativo. O primeiro e segundo capítulos referem-se ao Relatório de Estágio realizado no 3º Ciclo e Ensino Secundário do Ensino Especializado da Música, e que teve como objetivo desenvolver o processo de ensino-aprendizagem e pedagogia do canto recorrendo às Observações em Contexto Educativo das escolas onde ocorreram as práticas educativas, e à reflexão fundamentada das aulas observadas, lecionadas e assistidas. O terceiro capítulo remete ao Projeto de Investigação que foi realizado através de um Estudo de Caso em Contexto Didático e teve como objetivo aplicar e analisar o método vocal de Matilde Marchesi com alunas de canto e realizar uma reflexão fundamentada sobre algumas das caraterísticas vocais e da prática vocal desenvolvidas com o mesmo método – ataque vocal, leveza e legato da voz.
The report of intership in the scope of supervised teaching practice of the Master in Music Teaching - with focus in singing, in ESMAE (Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto) was carried out in this work, as well as the research project applied in educational context. The first and second chapters refer to the Internship Report made at the 3rd Cycle and Secondary Education of Specialized Music Teaching, and aimed to develop the teaching-learning process and singing pedagogy using the Observations in Educational Context of the schools where the educational practices took place, and the reasoned reflection of the classes observed, taught and assisted. The third chapter refers to the Research Project that was carried out through a Case Study in Didactic Context and had the aim to apply and analyze the vocal method of Matilde Marchesi with singing students and to carry out a reasoned reflection on some of the vocal characteristics and practice vocal developed with the same method - vocal attack, lightness and legato of the voice.