Document details

Alfabetização e letramento: Letrar brincando no cotidiano na Educação de Infância

Author(s): Sousa, Lúcia Sena de

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/10745

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Ludicidade; Letramento; Infância; Playfulness; Literacy; Childhood; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Com esta pesquisa tentamos compreender as possibilidades de letrar brincando e a forma como é compreendida a ludicidade nas rotinas das crianças que frequentam um contexto de Educação de Infância no Brasil. É um estudo de caso de natureza qualitativa efetuado a partir do trabalho realizado em duas turmas de Pré II de uma escola de educação de infância situada no município de Cabo Frio-RJ. A entrevista semi-estruturada com quatro professoras e a observação direta com quarenta crianças, para além da recolha documental, foram as técnicas de recolha de dados selecionadas para aquisição de informação que permitiu a análise e a compreensão do decorrer do processo de letramento no cotidiano escolar. Buscou-se, desse modo, entender o papel do brincar no desenvolvimento do letramento no ensino das crianças. A análise de conteúdo do material recolhido foi baseada na categorização de Bardin (1975). Ademais, fora feita a revisão de literatura para sustentar teoricamente a temática em análise, realizada a partir de autores como Araújo (2004; 2012), Brougère (2003; 2010), Ferreiro (1993), Kishimoto (1999; 2002; 2015), Piaget (2010), Soares (2003; 2005) e Vygotsky (1991; 2003), entre outros. A análise do material coletado e a reflexão junto às referências teóricas apontam para a necessidade de ampliação na formação pedagógica no que concerne à importância do brincar e da atividade ludica para o desenvolvimento das crianças, além da diversificação das possibilidades de letramento no referido nível de ensino.

Lududicity presents itself as the subject of this investigation in the school context of childhood education. An attempt was made to understand the possibilities of literacy by playing in school routines. Carried out by means of a case study, qualitative research was carried out in two classes of Pre II of a kindergarten school located in the municipality of Cabo Frio-RJ. The semistructured interview with four teachers and the direct observation with forty students, besides the collection of documents, were the data collection techniques selected for the acquisition of information that allowed the analysis and understanding of the course of the literacy process in school everyday. In this way, we sought to understand the role played by playing in the development of literacy in the teaching of children. The content analysis of the collected material was based on the categorization of Bardin (1975). In addition, a review of the literature was made to theoretically support the theme under analysis, based on authors such as Araújo (2004, 2012), Brougère (2003, 2010), Ferreiro (1993), Kishimoto (1999, 2002, 2015) Piaget (2010), Soares (2003; 2005) and Vygotsky (1991; 2003). The analysis of the material collected and the reflection with the theoretical references point to the need for an increase in pedagogical training regarding the importance of playing for children's development, as well as the diversification of the possibilities of literacy in this level of education.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Araújo, Maria José Freitas Borges de
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents