Document details

A prática da supervisão pedagógica nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: dificuldades e desafios

Author(s): Lima, Maria Aparecida de

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/10749

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Supervisão pedagógica; Professores; Equipe pedagógica; Práticas pedagógicas; Pedagogical supervision; Teachers; Pedagogical team; Pedagogical practices; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

A supervisão pedagógica tem como função assessorar e acompanhar as práticas pedagógicas dos professores, visando o seu desenvolvimento. Como intuito de despertar nos docentes a importância da formação continuada, da avaliação de desempenho e do trabalho em equipa objetivou-se o estudo - A prática da supervisão pedagógica nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: dificuldades e desafios. Procuramos identificar se as ações da supervisão pedagógica relacionadas às práticas do professor são suficientes; apontar as dificuldades encontradas pelos professores e supervisão em trabalhar em equipa; analisar a interação professor, supervisão e direção escolar e identificar as necessidades de desenvolvimento humano e profissional dos supervisores. Assim, realizamos uma pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando um questionário semidiretivo, com uma questão aberta, permitindo fundamentar o posicionamento dos respondentes, mas sem deixar de lado os aspectos éticos da pesquisa. O estudo foi desenvolvido com os professores e gestão como participantes que trabalham num Instituto Federal localizado no estado de Minas Gerais, Brasil. Reunidas e analisadas as informações, verificou-se que às vezes a supervisão pedagógica e professores realizam atividades em equipa. Percebe-se que suas funções (supervisão) não estão definidas, resultando numa interação insuficiente entre supervisão e professores, assim como uma deficiência na busca de formação continuada e na avaliação do desempenho docente. As atividades da supervisão pedagógica são voltadas também para os resultados de aprendizagem e indisciplina dos alunos, as quais deveriam ser consequência dos trabalhos em equipa com os professores, sendo necessário, neste contexto, rever as atividades da supervisão pedagógica diante das práticas dos professores.

Pedagogical supervision has the function to advise and follow the pedagogical practices of teachers, aiming at their development. In order to stimulate the importance of continuing education, performance evaluation and teamwork, the aim of the study was - The practice of pedagogical supervision in technical courses integrated to secondary education: difficulties and challenges. We try to identify if the actions of pedagogical supervision, related to the teachers’ practices, are sufficient; identify the difficulties encountered by teachers and supervision in team work; analyze the interaction of teachers, supervision and school direction and identify needs for human and professional development of supervisors. Thus, we conducted a qualitative and quantitative research, using a semi-directional questionnaire, with one open question, allowing to base the position of the respondent, but without putting aside the ethical aspects of the research. The study was applied to teachers and management working in a Federal Institute located in the state of Minas Gerais, Brazil. Once the information was gatheredand analyzed, it was found that sometimes pedagogical supervision and teachers carry out activities as a team. It is noticed that their functions (supervision) are not well defined, resulting in an insufficient interaction between supervision and teachers, as well as a deficiency in the search for continuous training and in the evaluation of the teaching performance. The activities of pedagogical supervision are often focused on pupils' performance and indiscipline, which should be a consequence of teamwork with teachers. In this context, it is necessary to review the activities of pedagogical supervision in face of teachers' practices.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents