Document details

Relacionando liderança transformacional e inovação na educação

Author(s): Oliveira, Keila Cristina Carvalho de

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/10954

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Liderança transformacional; Inovação; Educação; PLS-MEE; Transformational leadership; Innovation; Education; Gestão


Description

Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri

A atual configuração econômica mundial exige das organizações a capacidade de se reinventar, e essa autotransformação é ampliada pela atuação de uma liderança consciente das necessidades de seus liderados e sintonizada com formas de conduzir a organização por caminhos inovadores e de sucesso. Diversas teorias organizacionais afirmam que inovação e liderança são elementos de grande importância. Para Newstrom (2008), a liderança é um dinamizador que transforma em realidade o que era apenas potencial. Schumpeter (1988) foi pioneiro ao explicar o processo da inovação como a criação de novos produtos, serviços, novas marcas e também o primeiro a demonstrar seu efeito no desenvolvimento da economia. O objetivo fundamental do presente estudo é analizar a relação entre liderança transformacional e a inovação na educação. Marques, Maruyama e Maciel (2013) destacam que é de relevante importância para a estabilização de uma cultura inovadora e para projetos de extensão e pesquisa elaborados eficientemente, que a inovação seja integrada às instituições de ensino. A pesquisa levou em conta o estudo da inovação na educação, ou seja, inovação no campo dos serviços, e tem como cenário o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Utilizou-se uma abordagem metodológica quantitativa, realizando um estudo empírico descritivo, exploratório e transversal, com recurso a inquérito por questionário, enviado via e-mail aos professores do IFTM. Os resultados mostram que a relação entre a liderança transformacional e os adotantes de inovações do tipo “adotantes iniciais” e “maioria tardia” é positiva e significativa, ao passo que a relação entre a liderança transformacional e os adotantes do tipo “maioria precoce” e “retardatários” não é significativo.

The current global economic setting demands from organizations the ability to renovate themselves, and that self-transformation is amplified by the action of a leadership conscious of the needs of its team and in tune with ways to conduct the company through innovative and successful paths. Many organizational theories affirm that innovation and leadership are elements of great importance. To Newstrom (2008), leadership is a catalyst that turns into reality what was only potential. Schumpeter (1988) was pioneer when he explained the process of innovation as the creation of new products, services, new brands and also when he was the first to demonstrate the effect in the development of economy. This paper fundamentally aims to analyze the relation between transformational leadership and innovation in education. Marques, Maruyama and Maciel (2013) highlight that it is considerably important for the establishment of an innovative culture and for well-planned extension and research projects that innovation be a part of teaching institutions. The research took into consideration the study of innovation in education, i.e., innovation in the field of social services, and is set at Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). A qualitative-quantitative methodological approach was used, carrying out an empirical, descriptive, exploratory and transversal study, inquiring by the use of a questionnaire, sent via e-mail to the professors in IFTM. The results show that the relation between transformational leadership and the innovation adopters who are "early adopters" and "late majority" is positive and significant, while the relation between transformational leadership and adopters who are "early majority" and "laggards" is not significant.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rua, Orlando Manuel Martins Marques de Lima
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents