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Influência da liderança transformacional no comportamento organizacional: análise dos servidores da Reitoria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Author(s): Pires, Dessirrê Prudente de Melo

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/11270

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Liderança transformacional; Comprometimento organizacional; Modelo das equações estruturais; IFTM; Liderazgo transformacional; Modedo de las ecuaciones estructurales; Compromiso organizacional; Transformational leadership; Structural equation modeling; Organizational commitment; Gestão


Description

Este estudo analisa a influência da relação entre liderança transformacional e comprometimento organizacional, aplicado aos servidores de uma instituição de ensino federal pública brasileira. Adotando uma abordagem metodológica quantitativa, utilizou-se o inquérito por questionário com escalas de mensuração Transformational Leadership Behavior Inventory (TLI) e o Modelo dos Três Componentes de Meyer e Allen (1991), foram coletados 127 respondentes, 113 dos quais servidores técnicos-administrativos e 14 professores do ensino básico, técnico, tecnológico, atuantes na reitoria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Tais dados foram posteriormente tratados estatisticamente, com recurso aos softwares SPSS e SmartPLS, tendo-se procedido a análises descritivas e inferenciais, destacando-se o modelo de equações estruturais. Os resultados fornecem evidências que apoiam a relação entre a liderança transformacional e as dimensões afetivas e normativas do comprometimento organizacional da amostra estudada. Este artigo contribui para a literatura existente focada na relação entre liderança transformacional e comprometimento organizacional em contexto brasileiro e para o desenvolvimento de políticas de recursos humanos voltadas para o treinamento de líderes no intuito de impactar a eficácia organizacional por meio do capital humano.

Este estudio analiza la influencia de la relación entre liderazgo transformacional y compromiso organizacional, aplicado a los servidores de una institución de enseñanza federal pública brasileña. Utilizando la metodología cuantitativa, se utilizó la encuesta por cuestionario con escalas de medición Transformational Leadership Behavior Inventory (TLI) y el modelo de los tres componentes de Meyer y Allen (1991), se recolectaron 127 respondedores, 113 de los cuales servidores técnicos y administrativos y 14 profesores de enseñanza básica, técnico, tecnológico, actuantes en la rectoría del Instituto Federal del Triángulo Minero (IFTM). Estos datos fueron posteriormente tratados estadísticamente, con recurso a los softwares SPSS y SmartPLS, habiéndose procedido a análisis descriptivos e inferenciales, destacándose el modelo de ecuaciones estructurales. Los resultados proporcionan evidencia que apoya la relación entre el liderazgo transformacional y las dimensiones afectivas y normativas del compromiso organizacional de la muestra estudiada. Este artículo contribuye a la literatura existente enfocada en la relación entre liderazgo transformacional y compromiso organizacional en contexto brasileño y para el desarrollo de políticas de recursos humanos orientadas al entrenamiento de líderes con el fin de impactar la eficacia organizacional a través del capital humano.

This study analyzes the influence of the relationship between transformational leadership and organizational commitment, applied to the employees of a Brazilian public federal education institution. A quantitative methodological approach was used, with a questionnaire with Transformational Leadership Behavior Inventory (TLI) and Meyer e Allen's Three Components Model (1991), 127 respondents were collected, 113 of whom were technical-administrative servers and 14 teachers of basic education, technical and technological, who work in the rectory of the Federal Institute of the Triângulo Mineiro (IFTM). These data were later treated statistically using SPSS and SmartPLS software, and descriptive and inferential analyzes were carried out, highlighting the structural equations model. The results provide evidence supporting the relationship between transformational leadership and the affective and normative dimensions of the organizational commitment of the sample studied. This article contributes to the existing literature focused on the relationship between transformational leadership and organizational commitment in the Brazilian context and for the development of human resources policies aimed at training leaders in order to impact organizational effectiveness through human capital.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rua, Orlando Manuel Martins Marques de Lima
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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