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Recrutamento e seleção: as práticas de recrutamento e seleção nas Startups

Author(s): Fernandes, Vitor Hugo Machado

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/11283

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Recrutamento; Seleção; Stratups; Competências transversais; Recruitment; Selection; Startup; Soft skills; Gestão; Gestão; Gestão


Description

Atualmente, cada vez mais as organizações se preocupam com a gestão de recursos humanos. A competitividade, o avanço da tecnologia e as oscilações de mercado obrigaram as organizações a criar estratégias para não serem ultrapassadas e sobretudo para se adaptarem a novas realidades, e o recrutamento e seleção começou a ser visto como fundamental para o sucesso organizacional. O objetivo principal deste estudo, baseia-se em identificar as práticas de recrutamento e seleção utilizadas pelas startups. Fizeram parte deste estudo 12 responsáveis de startups portuguesas, responsáveis pelo processo de recrutamento e seleção, do sexo feminino e masculino com uma média de idade de 34 anos (DP=8,53). Foram recolhidos os dados sociodemográficos dos participantes através de um inquérito e foi elaborado um guião de entrevista com 12 questões pertinentes para o estudo. As respostas obtidas no guião foram tratadas através da análise de conteúdo, sendo depois possível identificar-se as categorias e subcategorias das respostas recebidas. Os principais resultados obtidos mostram-nos que o tipo de recrutamento mais utilizado é o recrutamento externo, sendo privilegiado o recrutamento através de plataformas online (linkedin e facebook) e as entrevistas o método mais utilizado para selecionar candidatos, prevalecendo as entrevistas individuais. Foi possível também perceber que grande parte dos entrevistados atribui grande importância ao planeamento do processo de recrutamento e seleção. Em relação às competências transversais, o trabalho em equipa, a disponibilidade e a responsabilidade assumem-se como as competências mais valorizadas pelo recrutador. Estudos futuros devem contar com metodologias quantitativas de forma a conter amostras maiores.

Nowadays, organizations are increasingly concerned with human resources management. Competitiveness, the advancement of technology, and market oscillations have forced organizations to create strategies for not being overtaken and especially to adapt to new realities, so recruitment and selection began to be seen as fundamental to organizational success. The main objective of this study is to identify the recruitment and selection practices used by startups. This study was carried out by 12 Portuguese startups recruiters, responsible for the recruitment and selection process, being them females and males with a mean age of 34 years (SD = 8.53). The sociodemographic data of the participants were collected through a survey and an interview guide was drawn up with 12 questions pertinent to the study. The answers obtained in the script were treated through content analysis, and it was then possible to identify the categories and subcategories of the received answers. The main results obtained show that the type of recruitment most used is the external recruitment, favoring the recruitment through online platforms (LinkedIn and Facebook), and interviews are the most used method to select candidates, with individual interviews prevailing. It was also possible to perceive that a great part of the interviewees attaches significant importance to the planning of the recruitment and selection process. Regarding transversal skills, teamwork, availability and responsibility assume the skills most valued by the recruiter. Future studies should rely on quantitative methodologies to contain larger samples.

Versão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do Júri)

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Soares, Rui Jorge Jesus Soares
Contributor(s) Fernandes, Vitor Hugo Machado
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