Document details

Impactos da introdução da perspectiva evolutiva na valorização da biodiversidade em alunos do 1º ciclo

Author(s): Abreu, Sandra Maria Afonso Pereira Martins

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/11364

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Evolução biológica; Biodiversidade intraespecífica; Valorização do património biológico local; Evolução biológica no currículo do 1º ciclo; Biological evolution; Interspecific diversity; Valorization of the local biological heritage; Biological evolution in the curriculum of primary education; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Embora várias instituições e investigadores defendam a inclusão da evolução biológica nos programas curriculares do 1º ciclo é notória a escassez de estudos e atividades desenvolvidas para a exploração desta temática neste ciclo de ensino. A evolução biológica está na origem da biodiversidade e do património biológico local e compreender este processo é fundamental para compreender a enorme importância da preservação deste património para a preservação das espécies a longo prazo e para a segurança alimentar das populações humanas. Assim, com este trabalho, pretendemos estudar se a exploração da evolução biológica permite promover situações de aprendizagem no primeiro ciclo que fomentem nos alunos a necessidade da preservação da biodiversidade intraespecífica e a valorização do património biológico local. A investigação decorreu em contexto escolar, incidindo num estudo de caso. Para dar resposta à questão-problema desenhou-se uma sequência didática que explorava as características do milho gatanho e a importância da diversidade intraespecífica na preservação das espécies, valorizando o património biológico local e salientando o seu papel como motor de desenvolvimento local. Esta sequência didática foi aplicada a uma turma do 3º ano de escolaridade. Os impactos da sequência didática foram medidos através de uma análise de conteúdos das respostas dos alunos a duas situações problemáticas. Estas situações problemáticas, colocadas antes e depois da aplicação da sequência didática, foram desenhadas com o intuito de avaliar o conhecimento e sensibilidade dos alunos para a preservação da diversidade biológica. Os resultados obtidos sugerem que a sequência didática contribuiu para promover nos alunos maior sensibilidade para a importância da biodiversidade intraespecífica e valorização do património biológico local.

Despite several instituitions and researchers advocate the inclusion of the biological evolution in the timetable of primary education, it’s commonly known the scarcity of studies and activities developed for the probe of this subject in this teaching cycle. The biological evolution is in the foundation of biodiversity and local biological heritage. To comprehend this process, it´s to understand the huge importance of enshrine this heritage for the preservation of species at long-term and for humanity food safety. Therefore, with this work, we pretend to study if the exploration of biological evolution allows the foster of learning circumstances, in the primary education, that encourages on students the need for preserving the interspecific biodiversity and to value the local biological heritage. The research took place in a scholar background, incurring in a case study. To give an answer to the issue/problem, it was plotted a didactic sequence that explores the characteristics of the “gatanho” corn and the relevance of the interspecific diversity of the preservation of species and in the valorization of the local biological heritage, emphasizing its role has engine of the local development. This didactic sequence was applied to a year 3 class. The impacts of this didactic sequence were measured through a content analysis of the answers given by the students to two problematic situations. This problematic situations, placed before and after the employment of the didactic sequence, were plotted with the goal to evaluate the knowledge and sensibility of the students for the preservation of the biological diversity. The outcomes attained advise that the didactic sequence contributes to endorse in the students a higher sensibility for the importance of the interspecific biodiversity and in the valorization of the local biological heritage.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinto, Alexandra Isabel Sá; Silva, Armando Pereira da
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents