Author(s):
Pinto, Anabela Teixeira
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/11521
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Subject(s): Project Based Learning; PMI Portugal nas Escolas,; aprendizagens significativas; Educação e formação de adultos
Description
Dissertação de Mestrado em Gestão de Projetos
A escola tem sido fortemente criticada por todos os stakeholders do sistema educativo, prevalecendo mesmo um sentimento de crise, motivado pela incapacidade que a escola tem em se renovar e em desenvolver nos alunos os saberes básicos para todos os cidadãos do século XXI: aprender a aprender, comunicar adequadamente, cidadania ativa, resolver situações problemáticas e conflitos e espírito crítico. Fazendo parte desses stakeholders, procuramos levar a cabo um estudo que assentasse numa abordagem metodológica de ensino que se apresentasse como alternativa aos métodos tradicionais, sendo uma dessas metodologias o ensino baseado em projetos, o chamado Project Based Learning (PBL). É, portanto, sobre os impactos do PBL, através da utilização do kit “Projetos do Futuro”, e as suas repercussões no processo de ensino e aprendizagem que se centra este estudo. O presente documento descreve um estudo de caso, de cariz qualitativo, sobre a importância do trabalho de projeto. A intervenção decorreu numa turma de Educação e Formação de Adultos. Os resultados obtidos com este estudo permitiram concluir que, no caso de estudo em concreto, ou seja, na turma intervencionada, a metodologia aplicada contribuiu significativamente para a concretização de novas aprendizagens, para o incremento dos níveis de motivação, para o desenvolvimento de competências de criatividade, comunicação, colaboração, espírito crítico e gestão de projetos.
School has been strongly criticized by the stakeholders integrating the education system, even prevailing a feeling of crisis, motivated by the school’s inability to renovate itself and to develop in the students the basic knowledge for the twenty-first century citizens: learning to learn, communicating properly, active citizenship, solving problematic situations and conflicts and critical spirit. As part of these stakeholders, we aim at carrying out a study based on a methodological alternative teaching approach to traditional methods, being Project Based Learning (PBL) one of these methodologies. This study focuses, therefore, on the impacts of the PBL, through the use of the “Projects from the future”, kit, and its repercussions on the teaching and learning process. This study describes a qualitative case study about the importance of project methodology. Our intervention took place in a class of Adult Education and Training of the Course of Gardening and Green Spaces. The results obtained with this study allowed us to conclude that, in the class intervened, the methodology used contributed significantly to the accomplishment of new learning, to the increase of motivation levels, to the development of creativity, communication, collaboration, critical attitude and project management skills.