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A FAM - Funcional Assessement Measure - como instrumento de avaliação de funcionalidade do aluno e o seu contributo para a inclusão

Author(s): Fernandes, Sandra Cristina Vieira Resende

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/11562

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): FAM; Funcionalidade e intervenção.; Functionality and Intervention; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

A avaliação das dificuldades de aprendizagem e a necessidade da existência de um instrumento de trabalho que permita a identificação preventiva das dificuldades de aprendizagem dos alunos e que em simultâneo oriente o professor para uma intervenção adequada ao grau de intensidade de ensino, é algo que preocupa os professores. Este estudo tem como objetivo dar a conhecer a Funcional Assessement Measure (FAM). A FAM uma escala de avaliação funcional - adaptada de Santa Clara Valley Medical Center por Sanches–Ferreira, Silveira- Maia & Alves, composta por 10 áreas académicas e funcionais (e.g., ler, escrever, calcular, comer, deslocar-se, cuidar da própria segurança). A FAM tem como objetivo avaliar e pontuar o nível de independência e de apoio para desempenhar as ações subjacentes a cada área (escala de 7 pontos). Esta escala, permite ainda, situar os alunos no nível académico, de funcionamento e de suporte que necessitam Com a aplicação deste instrumento de trabalho, é objetivo do nosso estudo proceder à sua utilidade em diferentes momentos de avaliação dos alunos e averiguar de que modo pode ser usado como um instrumento de: apoio às equipas educativas na tomada de decisão sobre a prossecução dos alunos referenciados para a avaliação especializada por referência à Classificação Internacional e Funcionalidade (CIF); de suporte à descrição do perfil de funcionalidade dos alunos; ajudar a conhecer os pontos em que o aluno com Programa Educativo Individual (PEI) ou com dificuldades de aprendizagem precisará de maior ou menor assistência a nível da sua funcionalidade / atividade e participação. A amostra é constituída por 81 alunos, selecionados em três agrupamentos da zona norte do país, das quais, 35 com dificuldades de aprendizagem e com PEI , 14 alunos com dificuldades de aprendizagem, mas sem PEI e 32 alunos sem dificuldades de aprendizagem e sem PEI. Os resultados obtidos neste estudo sugerem que a FAM ajuda a distinguir os alunos com e sem PEI. Os resultados, mostram ainda que, a FAM ajuda a obter respostas e a aumentar um conhecimento rápido do aluno.

The evaluation of learning difficulties and the need for a working tool that allows the preventive identification of the learning difficulties of the students and that simultaneously orient the teacher to an intervention appropriate to the degree of teaching intensity is something that worries the students. teachers. This study aims to introduce the Functional Assessement Measure (FAM). The FAM is a functional assessment scale - adapted from Santa Clara Valley Medical Center by Sanches-Ferreira, Silveira-Maia & Alves, composed of 10 academic and functional areas (eg, reading, writing, calculating, eating, moving, taking care of own security).FAM aims to assess and score the level of independence and support to perform the actions underlying each area (7 point scale). This scale also allows students to be placed at the academic, operational and support levels they need. With the application of this tool, it is the purpose of our study to use them in different moments of student evaluation and to investigate how be used as an instrument of: supporting educational teams in decision-making on the pursuit of students referenced for specialized assessment by reference to the International Classification and Functionality (CIF); support the description of the profile of the students' functionality; help to know the points where the student with Individual Educational Program (PEI) or with learning difficulties will need more or less assistance in terms of their functionality / activity and participation. The sample consisted of 81 students, selected from three groups in the northern part of the country, of which 35 had learning difficulties and PEI, 14 students with learning difficulties, but without IEP and 32 students with no learning difficulties and without PEI. The results obtained in this study suggest that FAM helps to distinguish students with and without PEI. The results also show that FAM helps to get answers and increase student knowledge.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sanches-Ferreira, Manuela
Contributor(s) Fernandes, Sandra Cristina Vieira Resende
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