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O contributo da FAM na avaliação sistemática na educação pré-escolar

Author(s): Pereira, Ana Rita Granja Santos

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/11598

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Avaliação funcional; Educação Pré-Escolar; Contextos; Functional assessment; Preschool Education and Environment; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Avaliar, em educação pré-escolar, consiste na recolha de informação essencial para tomar decisões sobre a forma de agir. Deste modo, consideramos que a avaliação deve ser encarada como uma forma de conhecimento direcionada para a ação. Refletir sobre as necessidades, sobre os progressos e o valor atribuído às experiências de aprendizagem das crianças, permite que o educador torne a sua intervenção pedagógica adequada e mais intencional. Este estudo pretende analisar a adequação e a utilização de um instrumento de Avaliação - FAM (Functional Assessement Measure) como forma de «screening» e de monitorização do desenvolvimento e da aprendizagem, em crianças de idade pré-escolar, tanto no ensino regular como com crianças elegíveis à Educação Especial. A amostra é constituída por 30 crianças de idade pré-escolar, das quais 21 pertencem à mesma sala de uma instituição IPSS do concelho cidade da Maia, e 9 crianças são acompanhadas pela Intervenção Precoce distribuídas por vários agrupamentos do concelho da Cidade da Maia.

In the preschool education, the assessment process consists in the collection of essential information to decide on how to act. In this way, an assessment, should be seen as a form of knowledge directed towards the action. Reflection about the needs, progress, and learning experience of the child, provides the preschool teacher a better pedagogical intervention with concrete intentions. This study investigates the applicability of the Functional Assessment Measure (FAM) as a form of screening and monitoring of development and learning in preschoolers, both in regular and special education. The sample is composed of 30 preschoolers, whom 21 belong to the same regular school, and 9 from several different schools with special support needs. All of them, attend Maia city schools.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sanches-Ferreira, Manuela
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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