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Balanced scorecard: estudo de caso de uma empresa de serviços de gestão

Author(s): Serra, José Manuel Fidalgo

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/1180

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Balanced scorecard


Description

Dissertação para a obtenção do Grau de Mestre em Contabilidade e Finanças Orientadora: Doutora Cláudia Lopes

Com este trabalho, para além da fundamentação teórica da metodologia Balanced Scorecard, irei analisar o alinhamento interno de uma empresa de serviços partilhados de um grupo económico nacional, a qual se encontra organizada de uma forma divisional. Utilizando os dados existentes, juntamente com informação recolhida através de entrevistas e o sistema de gestão atualmente implementado, irei identificar os aspetos críticos e explicitar as vantagens da implementação da metodologia Balanced Scorecard. A relação entre a estratégia delineada, sua implementação, monitorização e grau de concretização da mesma irá ser o foco principal, bem como a definição de indicadores e medidas para cada uma das quatro perspetivas do Balanced Scorecard, de forma a possibilitar a medição e o acompanhamento do sucesso das estratégias definidas na organização. A implementação desta metodologia tende a provocar na empresa várias mudanças, tanto a nível operacional como comportamental, as quais contribuem para o alinhamento entre todos os intervenientes (quer divisionais, quer pessoais) na obtenção dos objetivos e metas pretendidas pela empresa e, consequentemente, melhorias para o grupo económico a que pertence. No caso analisado constata-se que a implementação desta metodologia irá permitir à empresa concentrar-se nas suas questões essenciais e estabelecer as relações de causa – efeito, de forma a dotar-se do necessário para atingir os seus fins, bem como articular com a avaliação de desempenho dos seus colaboradores através da escolha dos indicadores mais adequados. A implementação da metodologia Balanced Scorecard, além de possível, pode passar a ser uma ferramenta fundamental para os órgãos de gestão e direção de uma organização, bem como para os restantes colaboradores.

With this work, besides the theoretical aspect of the Balanced Scorecard methodology, I will analyze the internal alignment of a shared services company of a national economic group, which is organized in a divisional form. Using existing data and the management system currently implemented, I will identify the critical aspects and explain the advantages of implementing the Balanced Scorecard methodology. The relationship between the strategy adopted, its implementation, monitoring and achievement will be the main focus, as well as the definition of indicators and measures for each of the four perspectives of the Balanced Scorecard, in order to enable the measurement and monitoring of the success of the strategies defined in the organization. The implementation of this methodology will lead to several changes in the organization, both operational and behavioral, which will contribute to the alignment between all stakeholders (either divisional or personal) in achieving the desired objectives and goals for the company and, therefore, improvements for the economic group to which it belongs. I want to show that the implementation of this methodology will allow the company to concentrate on its key issues and to establish the cause - effect, in order to equip itself with the necessary to achieve its purposes as well as coordinate with the assessment performance of its employees by choosing the most appropriate indicators. The implementation of the Balanced Scorecard methodology is not only possible, but it can also become a fundamental tool for the organs of management and leadership of an organization, as well as for the other collaborators.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lopes, Cláudia
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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