Document details

Relatório de estágio em educação pré-escolar

Author(s): Ribeiro, Ana Isabel Fernandes

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/11800

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Creche; Educação de infância; Reflexão; Interação; Metodologia de trabalho de projeto; Day care; Childhood education; Reflection; Interaction; Project work methodology; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente relatório inscreve-se na unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e visa uma descrição e reflexão sobre a prática realizada nos contextos educativos de creche e educação pré-escolar, nomeadamente numa sala com crianças entre os 12 e os 24 meses e numa sala de crianças com três anos. Refletindo, também, o percurso de formação da mestranda, o documento analisa aspetos legais que sustentaram a prática, bem como referenciais teóricos que estiveram presentes em toda a ação pedagógica. Considerando o contexto envolvente como parte integrante e condicionante da aprendizagem da criança, serão caraterizadas as instituições de estágio, bem como a sala de atividades e o próprio grupo de crianças. Caraterizando, ainda, a metodologia adotada de aproximação à metodologia de investigação-ação, serão objeto de reflexão ao longo de todo o relatório os processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. O documento integra, também, a descrição e a reflexão sobre as ações desenvolvidas em contexto, incidindo na abordagem sensoriomotora da criança, na metodologia de trabalho de projeto e na interação adulto-criança, articulando os aspetos teóricos com as experiências práticas. Deste modo, o relatório pretende evidenciar as aprendizagens que as crianças desenvolveram e, ainda, os aspetos mais significativos que contribuíram para o desenvolvimento das competências profissionais da mestranda.

This report is part of the Supervised Educational Practice II of the Master in Pre-School Education and aims to describe and reflecting on the practice carried out in the day-care and pre-school education contexts, namely in a classroom with children between 12 and 24 months and in a children's classroom with three years. Reflecting also the academic journey of the graduate student, the document analyzes the legal aspects that supported the practice, as well as theoretical references that were present in all the pedagogical action. Considering the surrounding context as an integral part and conditioning of the child's learning, the training institutions, as well as the activity room and the group of children will be characterized. Also characterizing the methodology adopted for approaching the action-research methodology, the processes of observation, planning, action, evaluation and reflection will be the subject of reflection throughout the report. The document also includes a description and reflection on the actions developed in context, focusing on the child's sensory motor approach, the project work methodology and the adult-child interaction, articulating the theoretical aspects with the practical experiences. Thus, the report aims to highlight the learning that the children developed and also the most significant aspects that contributed to the development of the professional skills of the master.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Araújo, Sara de Barros
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents