Document details

A transcrição como ferramenta pedagógica: um contributo para ensemble de saxofones

Author(s): Oliveira, José Pedro de Sousa Gonçalinho

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/11814

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Ensino da música; Prática educativa; Música de câmara; Transcrição; Ensemble de saxofones; Musical education; Educational practice; Chamber music; Transcriptio; Saxophone ensemble


Description

Este relatório reflete a prática educativa e documenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto. O documento divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo expõe e debate a instituição de acolhimento do estágio profissional, a Academia de Música de Costa Cabral. O segundo capítulo, incide sobre a prática educativa supervisionada, com especial enfoque no trabalho desenvolvido em sala de aula. O terceiro e último capítulo descreve o projeto de intervenção desenvolvido, que examina o papel da transcrição no âmbito da disciplina de música de câmara como uma ferramenta pedagógica para auxiliar os alunos na melhor compreensão da estrutura musical de peças chave de repertório para saxofone.

This report reflects the educational practice and documents the work developed within the Master of Music at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. The document is divided into three Chapters. The first chapter presents the host institution where the professional internship was conducted, the Academia de Música de Costa Cabral. The second chapter details the supervised educational practice, with special focus on the work developed in the classroom. The third and final chapter describes the developed interventional project which examines the role of transcription within the discipline of chamber music as a pedagogical tool to assist students better understanding the musical structure of key pieces of the saxophone repertoire.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Almeida, Gilberto Bernardes de; Van Twillert, Hendrik; Sousa, Jorge
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents