Document details

A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de Caso

Author(s): Chaves, Edna Maria de Carvalho

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/12014

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Descentralização; Participação; Educação Escolar; Decentralization; Democratic management; Participation; Schooling; Educação Escolar; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

A Pesquisa que será apresentada intitulada "A gestão democrática numa escola de São Luis do Maranhão- um estudo de caso", procura analisar as práticas de participação que podem ser consideradas como vivências de uma gestão democrática na escola citada. O interesse pela temática é resultado do nosso envolvimento com a educação escolar como docente e principalmente pelos inúmeros encontros para discussões sobre gestão democrática e participação ocorridos na escola foco da pesquisa. Nesse sentido a investigação desenvolveu-se a partir de uma revisão bibliográfica sobre descentralização, gestão, participação, para que se fundamentasse uma análise sobre a gestão democrática da educação e da escola. Para a pesquisa optamos pela metodologia qualitativa, usando como estratégia um estudo de caso sobre a prática de gestão numa escola definida com democrática. Participaram da pesquisa os gestores em número de três, os supervisores também em número de três e alguns professores em número de dez. Utilizámos como técnicas para a recolha de dados a entrevista, o questionário e a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP), para proceder à análise de dados e chegarmos a conclusões acerca da temática proposta.

The research that will be presented entitled "Democratic management in a school in São Luís do Maranhão - a case study", seeks to analyze the practices of participation that can be considered as experiences of a democratic management in the mentioned school. The interest in the subject is a result of our involvement with school education as a teacher and mainly by the numerous meetings for discussions about democratic management and participation in the school focus of the research ln this sense, the research was developed from a bibliographical review on decentralization, management, and participation, in order to base an analysis on the democratic management of education and school. For the research we opted for the qualitative methodology, using as strategy a case study about the practice of management in a defined democratic school. The researchers participated in the survey in number of three, supervisors also in number of three and some teachers in number of ten. We used as data collection techniques the interview, the questionnaire and the documentary analysis of the Politicai Pedagogical Project (PPP), to proceed with data analysis and to reach conclusions about the proposed theme.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Paiva, Margarida Maria Ferreira Delgado de
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents