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Trabalho por turnos na indústria hoteleira: motivações e estratégias de retenção

Author(s): Amaro, Ana Sofia Marques

Date: 2019

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/15252

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Regime de trabalho por turnos; Indústria hoteleira; Work-life balance; Satisfação no trabalho; Turnover; Retenção de trabalhadores; Shiftwork; Hospitality industry; Work satisfaction; Workers’ retention; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

Dissertação de mestrado

Atualmente as organizações hoteleiras apresentam cada vez mais serviços disponíveis 24 horas por dia, sendo necessário para assegurar o funcionamento destes serviços, a adoção do regime de trabalho por turnos. Este regime de trabalho pode ter impacto na satisfação e na retenção do trabalhador, tendo em consideração as características inerentes a este regime de trabalho. Esta dissertação procura explorar trabalho por turnos no âmbito da indústria hoteleira, abordando as motivações financeiras, familiares e individuais existentes para a escolha deste regime de trabalho por parte dos trabalhadores, e focando as implicações de saúde física e mental existentes, assim como na vida familiar, individual, na segurança no trabalho e no work-life balance. Através da distribuição de um inquérito a 153 trabalhadores da indústria hoteleira em regime de trabalho por turnos, foi possível obter um panorama geral da realidade dos trabalhadores, a nível da satisfação sentida no trabalho, dos efeitos sentidos, e das suas motivações para escolherem trabalharem no regime de trabalho por turnos. O estudo realizado indica que a principal motivação para a realização do trabalho por turnos é ser um requisito da função desempenhada. Se não fosse um requisito da função desempenhada, a maioria dos trabalhadores afirma que não escolheria o regime de trabalho por turnos. O estudo demonstra ainda que o work-life balance dos trabalhadores é afetado negativamente, embora os trabalhadores assumam, em termos gerais, estarem satisfeitos com o regime de trabalho por turnos.

Currently, hotel organizations increasingly have services available 24 hours a day, and to ensure the functioning of these services, it is necessary the adoption of the shift work regime. This work regime may have an impact on worker satisfaction and retention, taking into account the inherent characteristics of this work regime. This dissertation intends to begin the study of shift work in the hotel industry, addressing the existing financial, family and individual motivations for workers to choose this work regime, and focusing on the existing physical and mental health implications, as well as in family life, individual life, work safety and work-life balance. By distributing a survey to 153 workers in the hotel sector of the shift work regime, it was possible to gain an overview of the workers' reality in this work regime, in terms of their job satisfaction, the effects felt, and their motivations to choose to work in this regime. The study indicates that the main motivation for performing shift work is that this is a requirement of the function performed. If it was not a requirement of the function performed, most workers claim that they would not choose shiftwork. The study also shows that workers' work-life balance is negatively affected, although workers indicate they are generally satisfied with the shiftwork regime.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, Dora
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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