Document details

Vantagens e desvantagens no desenvolvimento de recursos educativos para dispositivos móveis. CV Learning Mobile - Software educativo sobre “Organização Administrativa de Cabo Verde”

Author(s): Zego, José Afonso Mendes Tavares

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/2623

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Software educativo; Evolução tecnológica; M-Learning (vantagens/desvantagens); Mobilidade; Interactividade; Educational software; Technological developments; M-Learning (advantages / disadvantages); Mobility; Interactivity


Description

Não é recente a contribuição das tecnologias de informação e comunicação em processos de ensino/aprendizagem, no sentido da proliferação de conhecimento, de forma fácil e rápida. Com a contínua evolução tecnológica, surgem novos conceitos relativamente a processos de ensino/aprendizagem assentes nessas tecnologias. A aprendizagem por meio de dispositivos móveis, o m-Learning, é um exemplo, sendo um campo de investigação educacional em franca evolução, que explora essencialmente a mobilidade e a interactividade. No âmbito desta dissertação, pretende-se analisar a tecnologia m-Learning, fazendo referência as principais vantagens e desvantagens desta tecnologia. Neste sentido, e por pretendermos dar o nosso contributo ao ensino cabo-verdiano, onde a utilização de tal tecnologia é ainda inexistente, desenvolveu-se a aplicação CV Learning Mobile, um software educativo sobre a “Organização Administrativa de Cabo Verde”, como resultado do estudo efectuado.

It is not recent the contribution of information and communication technologies in teaching / learning processes, in the sense of the knowledge proliferation, in an easy and fast way. With the continuous technological evolution, new concepts emerge linked to processes based on these technologies. The learning through mobile devices, m-Learning is an example, one field of educational research in frank evolution, which essentially explores the mobility and interactivity. In the scope of this dissertation, it intends to analyze the technology m-Learning, making reference the main advantages and disadvantages of this technology. In this sense, and wanting to give a contribution to the Capeverdian teaching/learning, where the use of such technology is still inexistent, the educational software “CV Learning Mobile” related to "Administrative Organization of Cape Verde" stands as a result of the study.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Escudeiro, Paula; Escudeiro, Nuno
Contributor(s) Zego, José Afonso Mendes Tavares
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents