Document details

Credibilidade e reputação em agentes inteligentes. Aplicação ao comércio electrónico

Author(s): Moreira, Rúben Martins

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/2640

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Sistemas Multi-Agente; Mercados de comércio electrónico; Agentes inteligentes; Modelos de avaliação de credibilidade e reputação; Multi-Agent Systems; Markets in electronic commerce; Intelligent agents; Models for the evaluation of credibility and reputation


Description

Desde o seu aparecimento, a Internet teve um desenvolvimento e uma taxa de crescimento quase exponencial. Os mercados de comércio electrónico têm vindo a acompanhar esta tendência de crescimento, tornando-se cada vez mais comuns e populares entre comerciantes ou compradores/vendedores de ocasião. A par deste crescimento também foi aumentando a complexidade e sofisticação dos sistemas responsáveis por promover os diferentes mercados. No seguimento desta evolução surgiram os Agentes Inteligentes devido à sua capacidade de encontrar e escolher, de uma forma relativamente eficiente, o melhor negócio, tendo por base as propostas e restrições existentes. Desde a primeira aplicação dos Agentes Inteligentes aos mercados de comércio electrónico que os investigadores desta área, têm tentado sempre auto-superar-se arranjando modelos de Agentes Inteligentes melhores e mais eficientes. Uma das técnicas usadas, para a tentativa de obtenção deste objectivo, é a transferência dos comportamentos Humanos, no que toca a negociação e decisão, para estes mesmos Agentes Inteligentes. O objectivo desta dissertação é averiguar se os Modelos de Avaliação de Credibilidade e Reputação são uma adição útil ao processo de negociação dos Agente Inteligentes. O objectivo geral dos modelos deste tipo é minimizar as situações de fraude ou incumprimento sistemático dos acordos realizados aquando do processo de negociação. Neste contexto, foi proposto um Modelo de Avaliação de Credibilidade e Reputação aplicável aos mercados de comércio electrónico actuais e que consigam dar uma resposta adequada o seu elevado nível de exigência. Além deste modelo proposto também foi desenvolvido um simulador Multi-Agente com a capacidade de simular vários cenários e permitir, desta forma, comprovar a aplicabilidade do modelo proposto. Por último, foram realizadas várias experiências sobre o simulador desenvolvido, de forma a ser possível retirar algumas conclusões para o presente trabalho. Sendo a conclusão mais importante a verificação/validação de que a utilização de mecanismos de credibilidade e reputação são uma mais-valia para os mercado de comércio electrónico.

Since its emergence, the Internet has had a development and a growth rate almost exponentially. The markets for electronic commerce have been accompanying almost side-by-side this growth trend, becoming increasingly common and popular among traders and occasional buyers/sellers. With this growth, also the complexity and sophistication of the systems has increased. On the following of these developments came the Intelligent Agents due to their ability to find and choose with a relatively efficient form, the best deal, based on the goal objective and existing restrictions. Since the first application of Intelligent Agents for e-commerce markets that researchers in this area are always trying to overcome themselves by developing better and more efficient Intelligent Agents models. One of the techniques used to attempt to achieve this objective, is the transfer of human behavior, when it comes to negotiating and decision, for these Intelligent Agents. The objective of this dissertation is to evaluate if the Evaluation Models of Trust and Reputation are a useful addition to the negotiation process. The main objective of this type of models is to try to minimize the occurrences of frauds or systematic failure to comply with the agreements reached during the negotiation process. In this context, a Model to Assess Credibility and Reputation applicable to the current e-commerce markets was proposed, which should be capable of responding adequately to these markets known for being highly demanding. Other than this model, a Multi-Agent Simulator capable of simulating several scenarios was also developed, thus making it possible to confirm the applicability of the proposed model. Lastly, several experiments were carried out on the developed simulator so that it is possible to draw some conclusions for this work. The most important conclusion is the verification/validation that credibility and reputation mechanisms are an asset to e-commerce markets.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marreiros, Goreti; Ramos, Carlos
Contributor(s) Moreira, Rúben Martins
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents