Document details

A participação: uma âncora para o sucesso educativo

Author(s): Silva, Sofia Ribeiro da

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/6892

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Educação Social, Sucesso Educativo, Participação e Relação Pedagógica; Social Education, Educational Sucess, Participation and Pedagogical Relationship


Description

O presente documento reflete o desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social num agrupamento de Escolas TEIP. Ancorado na metodologia de Investigação-ação participativa, o projeto partiu da auscultação dos sentires, perceções e vivências dos sujeitos que integram esta realidade social e desenvolveu-se passando pela reflexão sobre a relação pedagógica entre a escola, professores e a família e do seu contributo para o sucesso educativo dos jovens. A utilização de vários métodos e técnicas permitiu recolher e analisar a informação de onde emergiram vários problemas e perceber as necessidades subjacentes a esses problemas, para as quais foi delineado um projeto de intervenção social e educativa. No âmbito deste projeto, enquadrado pela Educação Social, procurou-se que os diferentes agentes educativos refletissem sobre os seus problemas e pela via da participação procurassem dar resposta a esses mesmos problemas. O projeto, “A participação: Uma âncora para o sucesso educativo”, fruto de um trabalho conjunto dos vários participantes, possibilitou a melhoria das relações entre os intervenientes educativos (jovens, famílias desses jovens, professores, assistentes operacionais e administrativos e diretor) e a transformação da escola num espaço especialmente mais rico em relações e ações com carácter inovador.

The present document reflects the development of an Education and Social Intervention project in a grouping of TEIP Schools. Based on the Participatory Investigation-action methodology, the project parted from the hearing of feelings, perceptions and life experiences of the individuals who integrate this social reality and it developed through the reflection about the pedagogical relationship between the school, teachers and family and their contribute to the youngsters educational success. The use of several methods and techniques allowed to collect and analyse the information of where several problems emerged and understand the subjacent needs to those problems, to which was drawn a project of social and educational intervention. In the setting of this project, framed by Social Education, it was intended that the educational agents reflected about their problems and through participation search answers to those problems. The project “The participation: An anchor to educational success” fruit of the work of several participators, enabled the improvement of the relationship between the educational intervenients (youngsters, their families, teachers, operational assistants, administratives and school principal) and the transformation of the school in a space specially richer in actions and relationships with innovator character.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Araújo, Deolinda
Contributor(s) Silva, Sofia Ribeiro da
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents