Document details

Ensinar ciências a alunos com incapacidade intelectual recorrendo ao software Scratch: um estudo de caso

Author(s): Elias, Carla Alexandra da Silva

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/7727

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Software educativo Scratch; Necessidades educativas especiais; Incapacidade intelectual; Envolvimento; Educational software Scratch; Special educational needs; Intellectual Incapacity; Participation; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Este estudo procura a valorização do ensino dirigido a alunos com Incapacidade Intelectual. Tem como objetivos conceber um recurso didático, integrando as ferramentas do Scratch, para alunos com Incapacidade Intelectual; averiguar a exequibilidade do uso desse recurso em ambiente natural de ensino e promover o envolvimento de alunos com Incapacidade Intelectual na realização de tarefas propostas na disciplina de Ciências da Natureza. Pretendemos dar resposta às seguintes questões de investigação: (1) A utilização do Scratch é adequada e exequível no trabalho quotidiano de alunos com Incapacidade Intelectual? (2) Em que medida o Scratch pode contribuir para um melhor envolvimento dos alunos com Incapacidade Intelectual na realização das tarefas propostas? Para este efeito, planificamos duas aulas. Na primeira, abordou-se o conteúdo a tratar – Poluição – e na segunda aula utilizou-se o Scratch, desafiando os alunos a desenvolverem diversas tarefas de forma mais ativa. O presente estudo segue uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, centrando-se num estudo de caso, onde se aborda a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, mais concretamente o software educativo Scratch, como sendo uma ferramenta potenciadora do envolvimento dos alunos. Este estudo foi aplicado a três alunos com Incapacidade Intelectual que tinham sido atribuídos à docente investigadora no presente ano letivo. Os dados foram recolhidos através da análise dos Programas Educativos Individuais dos alunos participantes; da entrevista realizada à docente de Educação Especial; de gravações áudio, de fotografias, de trabalhos realizados pelos alunos participantes e de notas de campo da investigadora. Foi centralidade do estudo a conceção de uma proposta didática e o desenvolvimento dos respetivos recursos, utilizando o software educativo Scratch. Quer a proposta didática quer os recursos a ela associados constituem em si mesmo parte dos resultados do trabalho desenvolvido. Os dados obtidos neste estudo permitem sustentar a ideia de que é possível trabalhar com alunos com Necessidades Educativas Especiais, nomeadamente Incapacidade Intelectual, recorrendo ao software educativo Scratch e que o uso desta ferramenta proporcionou um maior envolvimento e autonomia dos alunos nas tarefas propostas.

The present study seeks to enhance the education of students with Intellectual Incapacity. Its objective is to conceive a learning resource for students with Intellectual Incapacity, incorporating the tools from Scratch; determine the viability of using said tools in a normal teaching environment and promote the involvement of students with Intellectual Incapacity in tasks set for the subjects Natural Sciences . This investigation proposes to answer the following questions: (1) Is the use of Scratch an adequate and viable tool for daily tasks for students with Intellectual Incapacity? (2) How can Scratch enhance the involvement of students with Intellectual Incapacity in the fulfillment of set tasks? With this purpose, we planned two classes. In the first, we raised the subject matter under discussion – Pollution – and in the second class we used Scratch, challenging the students to fulfill the different tasks in a more active manner. The present study follows a qualitative methodological approach, focusing on a case study, evaluating the importance of using Information and Communication Technology, more specifically the educational software Scratch, being a tool that facilitates the participation of students. This study was carried out on three students with Intellectual Incapacity that were placed in the investigating teacher’s classroom in the current school year. The data was collected through the analysis of the Individual Educational Programs of the participating students; an interview with the Special Needs teacher; audio tapes, photographs and tasks executed by the participating students, and notations made by the investigating teacher. The primary objective of the study was the conception of a didactic proposal and the development of the respective resources, making use of the educational software Scratch. The didactic proposal and associated resources are themselves part of the results of the investigative research. The data collected in this study sustains the idea that it’s possible to work with students with Special Educational Needs, namely Intellectual Incapacity, employing the educational software Scratch and that the use of this tool enabled a higher level of participation and autonomy of the students when carrying out the set tasks.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinto, José Alexandre da Silva; Mascarenhas, Daniela Filipa Martinho
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents