Document details

Estudo de viabilidade para a instalação de uma central piloto para geração de energia elétrica a partir de biomassa na ilha do Príncipe (R.D. de S. Tomé e Príncipe)

Author(s): Neves, Melquides Elba Ramos das

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8264

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Biomassa; Gasificação; Combustão; ORC; Eletricidade


Description

O referido projeto tem como objetivo principal a avaliação das capacidades técnicas, económicas e ambientais da ilha do Príncipe (República democrática de S. Tomé e Príncipe) para possibilitar a instalação de uma central piloto (500 kW) de produção de energia elétrica a partir de biomassa captada proveniente de la floresta (resíduos florestais) e campos agrícolas(resíduos agrícolas) com intuito de aumentar a potência total instalada na ilha. S. Tomé e Príncipe é um país subdesenvolvido e partilha de um dos maiores problemas dos países dessa categoria, a precária produção e distribuição da energia elétrica a população. Em S. Tomé e Príncipe estes problemas são derivados a fraca potência instalada e dependência de combustíveis fósseis. Especificamente na ilha do Príncipe, a situação é ainda mais complicada, situação prendesse com o facto de que o transporte de combustível da Ilha de S. Tomé para a ilha do Príncipe não se processar num regime contínuo, devido ao aumento do consumo pela população da Ilha do Príncipe conjugado com a fraca potência instalada e a falta de condições ideais de armazenamento de combustível, o que origina muitas falhas na distribuição de eletricidade ou uma racionalidade na sua distribuição. A racionalidade de distribuição de eletricidade na ilha do Príncipe segue o princípio de fornecimento em momentos de maior necessidade, isto é: horários em que as famílias se encontram juntas em suas casas (18 as 24h), períodos de maior produtividade da ilha (8 as 12h), com interregnos de várias horas na distribuição. Este princípio não respeita instituições como os hospitais onde a necessidade de energia elétrica permanente é uma necessidade. Outra motivação para a elaboração deste projeto é o facto de que a ilha do Príncipe a partir de ano 2012 passou a ser uma reserva da Biosfera da UNESCO. Este facto obrigou obviamente a ilha do Príncipe a ter uma maior preocupação com a sustentabilidade ambiental. Perante essas necessidades, surgiu a necessidade de criação de um projeto que tentasse cobrir as lacunas elétricas da Ilha do Príncipe. O projeto é ambicioso, não só para S. Tomé e Príncipe, mas também para todos os países da região e principalmente aqueles com grande potencialidade em biomassa florestal e agrícola.

La presente tesis consiste en la evaluación, análisis de la situación energética de la isla de Príncipe (República Democrática de Santo Tomé y Príncipe), estudio de factibilidad técnica, económica y ambiental para la instalación de una planta piloto de producción de energía eléctrica (500 kW) a partir de biomasa proveniente mayoritariamente del bosque y residuos de la agricultura de la isla, teniendo en cuenta que en el año 2012 la isla há pasado a hacer una de las 598 reservas mundiales de la biosfera de la UNESCO. Para la realización de la presente tesis, se han realizado varios estudios: Normativa nacional e internacional para producción de energía eléctrica a partir de fuentes renovables; Situación energética de Santo Tomé y Príncipe en particular la isla de Príncipe; Ubicación de la planta y disponibilidad de losrecursos energéticos (biomasa); Sistemas de transformación de la biomasa en energía eléctrica (Gasificación y Combustión) y finalmente se ha realizado la optimización del sistema escogido con el fin de conseguir un mejor rendimiento de la planta y reducir los costes de inversión de la planta. Después de especificar los parámetros técnicos, la tecnología a aplicar (ORC) y el dimensionamiento de los principales componentes, se procede a la determinación de la viabilidad económica y ambiental del proyecto.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Vega Y de La Fuente, António
Contributor(s) Neves, Melquides Elba Ramos das
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents