Document details

Proposta de didática da percussão para o ensino especializado da música

Author(s): Dias, André Filipe Pereira da Silva

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8480

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Ensino da música; Didática da percussão; Prática educativa; Exercícios técnicopreparatórios; Reflexão; Autonomia do aluno; Relação professor-aluno; Aprendizagem significativa; Music education; Didactic percussion; Educational practice; Technical preparation exercises; Reflection; Autonomy of the student; Relationship between teacher and student; Meaningful learning


Description

Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música

Este relatório remete para o trabalho desenvolvido ao longo do presente ano letivo, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. O presente relatório tem como principal objetivo ser um relatório reflexivo sobre toda a Prática Educativa, e está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo incide na observação e reflexão dos dados recolhidos acerca do contexto educativo do Conservatório de Música do Porto, com um enfoque na importância da comunidade educativa e relação professor-aluno no processo educativo dos alunos. O segundo, Prática Educativa Supervisionada, aborda toda componente prática do estágio realizado no Conservatório de Música do Porto, com destaque para todo o trabalho realizado em contexto de sala de aula. O terceiro capítulo descreve o projeto de investigação desenvolvido. Este projeto teve como principal objetivo explorar uma ideia antiga sobre a conveniência da realização de exercícios preparatórios para a introdução, complemento técnico e desenvolvimento do repertório de instrumento. Esta proposta de didática faz parte das minhas práticas enquanto instrumentista e pedagogo. No âmbito do projeto, as conclusões obtidas permitem corroborar a pertinência da aplicabilidade desta ferramenta didática, como meio de otimizar o estudo individual e a aprendizagem dos alunos.

This report refers to the work developed throughout the current school year; for the purpose of the Master in Music Education programme of the Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. This report aims to be a reflexive report about the entire Educational Practice, and it is divided in three chapters. The first chapter focuses on the observation and reflection of the data gathered related to the educational context in Conservatório de Música do Porto, with more details on the importance that the educational community and the relationship between the teacher and the student is to the educational process of the students. The second, Supervised Educational Practice, covers the entire practical component of the internship held at Conservatório de Música do Porto, highlighting all the work done in the classroom context. The third chapter describes the research project developed. This project’s main goal was to explore an old idea about the convenience of conducting preparatory exercises for the introduction, technical supplement and development of the instrument’s repertoire. This didactic proposal is part of my practice as a musician and pedagogue. In the scope of the project, the conclusions that were achieved allow us to corroborate the relevance of the applicability of this teaching tool, as a mean to optimize the individual study and learning of the students.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Campos, Manuel António Veríssimo de; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Oliveira, Paulo
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents