Document details

Relatório de Estágio da Prática Pedagógica Supervisionada

Author(s): Araújo, Elisabete Alexandra dos Santos

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8499

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Creche; Educação pré-escolar; Investigação-ação; Processos educativos de qualidade.; Daycare; Preschool education; Action research; Quality of educational processes; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

No âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar, foi solicitada a elaboração do Relatório de Estágio que evidenciasse a prática e a aprendizagem profissional desenvolvida nos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar. Neste sentido, a mestranda expõe o seu percurso nas duas valências, tendo este permitido o conhecimento e posterior desenvolvimento de saberes e competências em prol da construção e edificação de um perfil na profissão docente, suportado por um quadro teórico e concetual. A prática pedagógica da mestranda desenvolveu-se mediante uma aproximação à metodologia de investigação-ação, assente sobre quatro etapas fundamentais: observação, planificação, ação e reflexão/avaliação. Esta metodologia, suporte basilar da sua prática, possibilita a articulação entre saberes e atitudes, culminando numa co construção de saberes entre os diversos atores envolvidos na prática pedagógica. Os contextos e processos de estágio revelaram-se cruciais nos processos educativos de qualidade na educação de infância, no que concerne ao desenvolvimento de competências para a educação, constituindo estes, bases importantes na formação docente. Por fim, a mestranda está consciente que para responder aos desafios advindos da sociedade atual, deve procurar a formação constante, atualizando e desenvolvendo novas aprendizagens, quer a nível pessoal, quer a nível profissional.

Within the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, an integral part of the study plan of the Master's Degree in Pre-school Education, it was requested to write a traineeship report that highlighted the practice and professional learning developed in the contexts of Day care and Preschool Education. Accordingly, the graduate student exposes her path in both valences allowing this the knowledge and further development of knowledge and skills for the construction and formation of a profile in the teaching profession, supported by a conceptual and theoretical framework. The pedagogical practice of the graduate student has developed through an approach to the research-action methodology, based on four fundamental steps: observation, planning, action and reflection/evaluation. This methodology, primary support of her practice, allows the articulation between knowledge and attitudes, culminating in the construction of knowledge between the various actors involved in the pedagogical practice. The contexts and processes of the traineeship proved to be crucial in the educational processes of quality in the education of childhood with regard to the development of competences for education, forming therefore important bases in the teacher education. Finally, the graduate student is aware that to face the challenges ahead from the current society, she has to seek constant training, updating and developing new learning skills both at personal and professional level.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Araújo, Sara de Barros
Contributor(s) Araújo, Elisabete Alexandra dos Santos
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents