Document details

A importância do estúdio de ópera na formação do aluno de canto

Author(s): Ferreira, Patrícia Salomé Santos

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8520

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Música; Canto; Observação; Ensino; Planificações de aula; Estudo de caso; Estúdio de ópera; Music; Singing; Observation; Education; Lesson planing; Case study; Opera studio


Description

Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, Ramo - Canto

Este trabalho pretende ser um relatório de estágio, de síntese e reflexão fundamentada sobre a Prática de Ensino Supervisionada, disciplinas constantes do Plano de Estudos do Mestrado em Ensino da Música - ramo Canto ,como requisito para obtenção do grau de mestre, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Está dividido em três capítulos: o primeiro relativo à Observação do Contexto Educativo, onde é realizada uma observação, caracterização e análise das escolas onde foi realizada a pratica educativa, dos seus planos curriculares e critérios de avaliação, dos professores cooperantes e dos alunos. O segundo capítulo consiste numa reflexão fundamentada das aulas observadas, lecionadas e assistidas, bem como na descrição das atividades extracurriculares realizadas. Do terceiro capítulo deste trabalho consta a realização de um Projeto de Investigação que pretende aferir, através da realização de um “estudo de caso”, a importância de uma disciplina como o Estúdio de Ópera na formação do aluno e a necessidade da sua inclusão como oferta de escola aos alunos. As conclusões deste trabalho apontam para a importância desta disciplina, que se baseia em diversos fatores, como a motivação para a continuação dos estudos em canto, melhoria de problemas técnicos e pessoais e complementaridade de estudo.

This work aims to be an internship report, with a synthesis and reflection based on the Supervised Teaching Practice, subjects included in the Syllabus of the Master degree in Music Education - branch Singing, as a requirement to obtain the master degree, by the Higher Education Institution of Music and Performing Arts. It is divided into three chapters: the first is related to the Educational Context Observation, in which there is the observation, characterization and analysis of schools, of their curricula and assessment criteria, the cooperating teachers and students. The second chapter consists in a grounded reflection of the observed, taught and assisted classes, as well as the description of the extracurricular activities performed. The third chapter of this work contains the development of a research project, which aims to assess, through a "case study", the importance of a subject such as the Opera Studio in student’s education, and the need for its inclusion as an educational offer to students. The findings of this study point to the importance of this subject, which is based on several factors, such as the motivation for further studies in singing, improvement of technical and personal problems and study complementarity.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Salgado, António Gabriel Castro Correia; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents