Document details

Motivação para a aprendizagem de ferramentas de utilização do arco

Author(s): Moreira, Sara Elisabete Teixeira

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8524

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Prática educativa; Motivação; Técnica do arco; Violino; Exercícios de arco; Educational practice; Motivation; Bow technique; Violin; Bow exercises


Description

Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música

Este relatório de estágio insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música. O relatório tem por base toda a informação recolhida ao longo de um ano letivo de estágio – 2015/2016 – no Conservatório de Música de Vila do Conde, onde as aulas foram observadas e lecionadas, na disciplina de instrumento (violino), na classe da Professora Cooperante Anna Pereira. Além desta informação, este relatório também contém o projeto de intervenção que executei com a minha classe de violino do Conservatório de Música de Barcelos e com a classe de violino e violeta da Professora Anna Pereira, que também leciona neste estabelecimento de ensino. Durante o trabalho proposto para este ano, pude concretizar um Projeto de Intervenção intitulado Motivação para a aprendizagem de ferramentas de utilização do arco, realizado no Conservatório de Música de Barcelos, cuja problemática, tanto nos alunos da minha classe, como nos alunos com os quais estagiei este ano, tentou focar um problema que é imperativo tentar melhorar: a técnica do arco. A aprendizagem da técnica do arco é uma das etapas mais complexas da formação dos jovens violinistas tornando-se, também, uma fase muito complicada em termos de motivação para os alunos e necessariamente morosa para que possa ser consolidada. Em termos metodológicos, este projeto aborda a fundamentação teórica em torno da motivação e realiza um estudo de âmbito qualitativo, através da utilização de técnicas de inquérito, consubstanciado em dois inquéritos aos alunos participantes: um no início do projeto, outro no final do mesmo. Foi realizada a análise dos dados recolhidos e aferidos os resultados. Concluiu-se que o trabalho de grupo sobre os exercícios do arco tem uma influência muito benéfica para os resultados de excelência do processo Ensino-Aprendizagem. Nesse sentido, foi demonstrado que a motivação dos alunos aumentou e produziu bons resultados, em função do presente projeto de intervenção.

The present document is an Internship Report held for the Master in Music Education. This report is based on the information collected over a school year traineeship - 2015/2016 – in Vila do Conde Music Conservatory, where violin lessons were observed and taught, in the class of the cooperating professor Anna Pereira. In addition to this information, this report also contains the description of the Intervention Project that I conducted in Barcelos Music Conservatory with my violin class and the violin and viola class of Professor Anna Pereira, who also teaches in the same music institution. During this year, I was able to put to practice an Intervention Project entitled Motivation for learning the tools to the use of the bow, held in Barcelos Music Conservatory and whose problematic, both with my regular students as with the students who were in my traineeship, focuses on a issue that is imperative to improve: the bow technique. The bow technique is one of the most complex learning stages for young violinists. It can also become a very complicated stage in terms of motivation for students and necessarily slow in order to be consolidated. In terms of methodology, this project addresses the theoretical framework surrounding the motivation and conducts a study of qualitative level, through the use of investigative techniques embodied in two surveys of participating students: one at the beginning of the project, the other at the end of it. The analysis of the data collected and measurement of the results were taken into account. It was concluded that the violin bow exercises had a very beneficial influence on the excellent results of the teaching-learning process of the working group they were applied to. Thus, according to the present Intervention Project, it was shown that they increased student motivation and produced good results.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Eufrázio, Marta Garcia Tunes; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Pereira, Anna
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents