Document details

Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)

Author(s): Carvalho, Daniela Filipa Magalhães

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8651

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Educação pré-escolar; Criança; Metodologia de investigação-ação; Formação ao longo da vida; Preschool education; Child; Action-research methodology; Practice throughout life; Metodologia de investigação-ação; Ensino; Professor do século XXI; Metodologias ativas; Action-research methodology; Teaching; XXI century teacher; Active methods; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e a da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no mestrado referido, apresenta-se este relatório no qual é descrito o período de estágio realizado em Educação Pré-Escolar, no “Infantário Monfortinhos de Real”, instituição de ensino particular e cooperativo, numa sala de crianças com 4 anos de idade. O estágio referido pretende contribuir para o desenvolvimento das competências profissionais explanadas no Decreto-lei nº.241/2001, de 30 de agosto, “Perfil Geral e Específico de Desempenho do Educador de Infância”. O presente relatório tem o principal objetivo de partilhar a prática desenvolvida pela mestranda ao longo do período de estágio na instituição de educação pré-escolar já enunciada, assim como as aprendizagens conseguidas. Para a realização de uma prática sustentada, a mestranda teve em consideração teorias consistentes que inspiraram e fundamentaram as práticas desenvolvidas. Importa ainda de salientar que para intervir de modo no real de modo fundamentado, é necessário observar e caraterizar o contexto, assim como as crianças, para agir em conformidade com os interesses e necessidades do grupo. Para tal, a mestranda agiu de acordo com a metodologia de investigação-ação, procurando melhorar sempre as suas práticas, assim como a sua capacidade profissional, sem nunca esquecer a importância da formação contínua que deve estar presente ao longo de toda a vida do Educador.

Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: In the context of the Masters in Preschool Education and the Course of Supervised Teaching Practice, integrated in the above mentioned master, it is presented this report which describes the period of internship in Preschool Education, at the Preschool Monfortinhos de Real, a private educational institution, in a 4 years old children's room. This stage aims to contribute to the development of the professional skills as detailed in Decree-Law No. .241/2001, from the 30th August, "General Profile and Specific Performance of a Childhood Educator." This report has the main objective of share the practice developed by a graduate student during the probationary period in the above mentioned preschool education establishment, as well as the knowledge meanwhile achieved. For the accomplishment of a sustainable practice, the graduate student took in consideration consistent and substantiated theories that inspired the practices. It should also be noted that, in order to act in a real and substantiated manner, it is necessary to observe and characterize the context, as well as the children, to act in accordance with the interests and needs of the group. Therefore, the graduate student acted according to the methodology of action research, always looking to improve her practices, as well as her professional capacity, without forgetting the importance of continuing the education that must be present throughout the life of an Educator.

Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico, integrada no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCEB da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, visa explanar a prática docente da mestranda, desenvolvida numa turma do 3º ano de escolaridade, numa instituição de ensino público, a Escola Básica da Torrinha, na cidade do Porto. Para o desenvolvimento da prática, muito contribuíram as aulas da unidade curricular de prática pedagógica supervisionada pois permitiram conhecer perspetivas e desenvolver competências no sentido da docência do 1º ciclo do ensino básico. Tendo em conta os teóricos abordados em aula e as pesquisas realizadas pela mestranda, esta procurou basear a sua ação num cruzamento constante entre os quadros teóricos que defende e a reflexão sobre a mobilização dos mesmos na ação. Deste modo, enveredou numa metodologia de investigação-ação procurando melhorar a sua ação pedagógica, ao mesmo tempo que pretendia descobrir e construir a sua profissionalidade docente. No presente relatório o leitor poderá encontrar as teorias defendidas pela mestranda, a caraterização do contexto de estágio, assim como relatos de uma prática desenvolvida à luz das caraterísticas do professor do século XXI, tendo em conta aspetos fundamentais como a articulação curricular, a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula, a consideração dos interesses e contextos dos alunos, a diferenciação pedagógica e a valorização de metodologias ativas que coloquem o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem.

Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This report, made in the context of the course of Supervised Teaching Practice, integrated in the Master in Preschool and Primary School Education, aims to explain the teaching practice of the master’s student developed in a third grade class at Torrinha Primary School, a public institution located in Porto. The Supervised Teaching Practice classes greatly contributed to the progress of the practice, because they allowed to access different perspectives and develop skills towards teaching the first cycle of basic education. Further to the theory learned in class and the research conducted by the graduate student, the activity was based in a constant cross between the theoretical frameworks that she believes and in a reflection on the mobilization of these theories in her action. Therefore, the student embarked on a researchaction methodology and tried to improve her pedagogical action while she intended to discover and build her teaching professional identity. In this report, the reader will find the theories advocated by the master’s student, the characterization of the stage context, as well as descriptions of a practice developed by the characteristics of the common teacher of the XXI century, regarding fundamental aspects such as the curriculum articulation, the use of Information and Communication Technologies in the classroom, the consideration of the interests and backgrounds of students, special education and the enhancement of active methodologies that place the student at the centre of the teaching and learning process.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Guimarães, Maria de Fátima Silva Santos Marques; Sá, Susana Marques de
Contributor(s) Carvalho, Daniela Filipa Magalhães
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents