Author(s):
Vázquez Salvi, Angélica Mercedes
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8655
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Subject(s): Ensino da música; Instrumento harpa; Música de câmara; Oferta complementar; Curso profissional
Description
Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música
O principal objetivo deste relatório prende-se com a elaboração de um documento reflexivo das aprendizagens e experiências vividas durante o processo de contacto com a prática profissional. Este mesmo será dividido em três capítulos: o primeiro contextualizará o meio, a escola e o registo de ensino abordado (Curso Profissional); o segundo irá expor a minha prática e reflexões como docente de Instrumento Harpa do Curso Profissional de Instrumentista Clássico do CMP, e por fim, o último evidenciará o Projeto de Intervenção respectivo a todo o trabalho de um ano, na criação e implementação de uma nova disciplina intitulada “Música de Câmara” como oferta complementar para alunos do regime integrado do nono ano, assim como algumas reflexões sobre problemáticas na sua criação, e outras descobertas que tiveram lugar neste ano lectivo. Partindo de um desenho metodológico de abordagem de investigação-acção, em articulação com o contributo didático da nova disciplina “Música de Câmara”, para além da análise de conteúdo da revisão bibliográfica, foi incluído um estudo de índole qualitativa, a partir da aplicação da técnica de inquérito-questionário aos alunos e professores. Para compreender melhor o impacto desta disciplina no aluno, para perceber quais as vantagens que este obteve nesta introdução à música de câmara, e paralelamente, para fazer um balanço geral sobre aspectos positivos desta disciplina e do meu desempenho docente, foi pedido aos alunos para responder a um questionário de forma anónima, com perguntas de resposta de desenvolvimento, para análise de universos subjetivos (CAPITULO III – PROJECTO DE INTERVENÇÃO). As conclusões revelaram que o balanço anual foi positivo, uma vez que a música de câmara mudou a maneira de ouvir música da maior parte dos alunos e que a vontade da maior parte deles seria ter acesso a esta disciplina mais cedo no seu percurso académico musical.