Document details

Relatório de estágio

Author(s): Araújo, Joana Filipa Moreira

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8694

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Construção colaborativa de saberes profissionais; Estratégias pedagógicas diferenciadas; Atitude profissional reflexiva e investigativa; Exercício sistemático da reflexão pré, inter e pós ativa; Collaborative construction of professional knowledge; Differentiated pedagogical strategies; Reflective and investigative professional attitude; Systematic exercise of pre, inter and post active reflection; Reflexão sobre, na e para a ação; Pedagogia diferenciada; Ações investigativas e indagatórias; Docência; Reflection about, on and for the action; Differentiated pedagogy; Investigative and inquisitive actions; Teaching; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente Relatório de Estágio tem como intencionalidade expor as práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto da Educação Pré-Escolar durante um período de aproximadamente quatro meses. Pretende-se analisar as ações educativas à luz de referenciais teóricos e legais, sustentados e fundamentados através do exercício sistemático da pré, inter e pós reflexão, de forma a promover a construção de saberes profissionais pelo compromisso e responsabilização da ação docente. Decorrente do desenvolvimento de práticas infere-se que pensar e agir no contexto caracterizado pela singularidade, complexidade e incerteza desenvolvendo estratégias pedagógicas diferenciadas, constitui o mote para a promoção de uma educação inclusiva e equitativa ao mesmo tempo que favorece a coconstrução progressiva de uma atitude profissional indagatória e investigativa, que fomente o trabalho do sujeito de aprendizagem espelhado numa coerência profissional. Assim sendo, a mobilização de competências socioprofissionais e pessoais, sustentadas através do desenvolvimento progressivo de práticas educativas intencionais, diferenciadas e equitativas promovem um processo de ensino e aprendizagem relevante para o desenvolvimento holístico da criança.

Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: The objective of this Internship Report is to present pedagogical Pre-school Education practices developed within a period of approximately four months. Its intention is to analyze educational methods in light of theoretical and legal references. It is sustained and substantiated by pre, inter and post reflection systematic exercise, in a way so as to promote the construction of professional knowledge through the commitment and responsibility of teaching methods. Through the development of practices, it is implied that thinking and acting in a context characterized by uniqueness, complexity and uncertainty in developing differentiated teaching strategies, a motto is thus constituted for the promotion of inclusive and equitable education. At the same time, favouring a progressive co-construction of a professional investigative attitude, that fosters the work of the learning subject in a mirrored professional consistency. Thus, the mobilization of social, professional and personal development skills are sustained through progressive development of intentional educational practices, differentiated and equitable promote a process of teaching and learning relevant to the holistic development of the child.

Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente Relatório de Estágio tem como intencionalidade formativa demonstrar através do exercício sistemático da reflexão sobre, na e para a ação, a mobilização de conhecimentos científicos, pedagógicos, culturais, didáticos e investigativos nas práticas pedagógicas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico durante o período de intervenção educativa desenvolvido na Escola Básica Professor Marques dos Santos, na sala Nº4 com crianças na faixa etária dos três anos e da Escola Básica 1.º Ciclo e J.I. da Boucinha, na turma do 3.º H. Pretende-se simultaneamente, analisar as ações observadas e desenvolvidas pela própria mestranda como pelo seu par pedagógico, pela professora cooperante e também por outros intervenientes (outros/as professores/as, educadores/as e estagiárias), à luz de referenciais teóricos e legais que regulam e regem a profissionalidade docente. Infere-se igualmente, problematizar de forma organizada e contínua teorias, práticas, recursos educativos e os referidos contextos escolares, uma vez que compromete o desenvolvimento de práticas diferenciadas, pensadas e acionadas em contextos de pura singularidade, complexidade e incerteza. Nesta perspetiva, a diferenciação pedagógica atende à diversidade e à inclusão, refletindo-se num processo harmonioso de ações investigativas e indagatórias que serão igualmente alvo de explanação e fundamentação no presente relatório. Simultaneamente, importa neste documento invocar, caracterizar e refletir o papel crucial que o/a profissional educativo/a assume enquanto principal propulsor/a do desenvolvimento holístico do/a criança-aluno/a, tornando-o/a num/a cidadão/ã consciente, ativo/a, livre, autónomo/a, responsável e consciente, numa sociedade mutável à velocidade luz.

Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: The objective of this Professional Teaching Qualification Report, regarding to the Primary School teaching is to demonstrate through systematic meditation the mobilization of scientific, pedagogical, cultural, didactic and inquisitive knowledge in pedagogical practices, in the context of Primary School Education, during the pedagogical interventional period, developed in Escola Básica Professor Marques dos Santos, in the room number 4, embracing children with three years old, and the class H from the 3rd grade of Escola Básica 1.º Ciclo e J.I. da Boucinha. It is also intended to analyze the actions were developed and observed by the student, as by her pedagogical partner, the cooperating teacher and, also, other interveners involved (other teachers and other trainees), in light of theoretical and legal referential that regulate and govern the teaching professionalism. It is also inferred to problematize in an organized and continuous manner, theories, practices, educational resources and the related school context, since it compromises the development of differentiated practices, designed and implemented in the context of pure uniqueness, complexity and uncertainty. In this perspective, the pedagogical differentiation attends to diversity and inclusion, being reflected in a harmonious process of investigative and inquisitive actions, which will also be target for explanation and justification in this report. Simultaneously, it is important to invoke, to characterize and to reflect the crucial role the educative professional takes on as main propellant of the child/student holistic development, turning him into a conscious, active, free, autonomous, responsible and aware citizen, in a light speed changeable society.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros; Tavares, Susana Paula Pereira
Contributor(s) Araújo, Joana Filipa Moreira
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents