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O ensino colectivo como complemento à aprendizagem individual: criação de ensemble de contrabaixo de cordas para o 2º e 3º ciclos

Author(s): Fidalgo, José Manuel da Silva de Oliveira

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8765

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Ensino da música; Ensino colectivo; Contrabaixo; Motivação; Motivation; Group teaching; Musical learning; Double bass


Description

Relatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música

O presente relatório descreve todas as actividades realizadas ao longo do ano no Conservatório de Música do Porto, no âmbito da prática educativa desenvolvida no ensino de Contrabaixo de Cordas. O Estágio Supervisionado abriu oportunidades para reflectir acerca dos modelos pedagógicos que melhor servirão a prática de ensino individual de instrumento. A preocupação em reforçar o interesse dos alunos mais jovens pela aprendizagem musical levou ao desenvolvimento de um Projecto de Intervenção onde se procurou criar soluções que pudessem ajudar à motivação dos alunos para o estudo do instrumento que tocam. A aprendizagem no Contrabaixo, pelas suas características físicas, torna-se, geralmente, mais lenta do que nos outros elementos da família instrumental à qual pertence. Na ausência de resultados imediatos, não é raro os alunos que o estudam na fase de pós-iniciação demonstrarem algum desinteresse pela disciplina. A ideia de um Ensemble de Contrabaixos dirigido a alunos que se encontram numa fase em que, habitualmente, se mostram menos focados nas suas actividades diárias, teve por objectivo criar um complemento à prática individual de instrumento. Para isso, desenvolveu-se um plano de acção, seguindo uma metodologia de Investigação-acção, o que permitiu a intervenção do investigador, não só como orientador, mas também como mediador. Desde o início do projecto houve a consciência de que a adopção de uma postura construtivista (ainda mais do que numa aula individual) se adequa melhor a uma aula colectiva, pois uma pedagogia direccionada para este tipo de ensino necessita, obrigatoriamente, de um espírito aberto, flexível, atento às características de cada aluno, para que essa aula funcione. Num contexto de ensino colectivo, o papel do professor de grupo exige a prática de uma estratégia de ensino diferenciado, que possa conduzir a uma aprendizagem eficaz, tornando, ao mesmo tempo, as aulas interessantes. O professor está pronto a resolver os problemas dos alunos e a apoiá-los em qualquer momento. Além disso, incentiva os alunos à competição saudável, à crítica construtiva e à interacção entre colegas. Na busca de estratégias que levem a uma maior motivação dos alunos para a aprendizagem musical, não se podem ignorar os benefícios do ensino colectivo de instrumento, que podem ser aplicados em qualquer actividade em grupo, mesmo de formação homogénea. Para que a aula colectiva de instrumento funcione, é necessário que os participantes estejam suficientemente habilitados, de modo a compreender os desafios que lhes são colocados e também que se identifiquem uns com os outros. No grupo, também os aspectos psicossociais exercem a sua influência na aprendizagem musical, no sentido em que a convivência e interacção com os colegas são dos factores que mais contribuem para a motivação.

This report describes all the activities developed all over the year at Conservatório de Música do Porto, in the educational internship on double bass teaching. The supervised training brought an opportunity to consider which educational models should be the best to serve an individual practice in instrument teaching. The will to increase the interest of young students in musical learning led to an intervention project where solutions have been searched to improve in students the motivation for the study of their instrument. Learning double bass, because of its physical properties, generally is slower than learning the other elements of the family. In default of immediate results, usually double bass post-initiation pupils show some indifference towards the subject. The idea was making a double bass ensemble turned to students who find themselves in a stage where usually are less focused on their daily activities. This project meant to be a complement in instrument teaching. For that, an action plan has been developed, following a research-action method. This allowed the intervention of the researcher as a guide and as a mediator. Since the beginning there was a consciousness that a constructive posture (even more than in an individual class) is appropriate for a group of pupils because a pedagogy guided towards this teaching system needs necessarily a flexible, open mind, attentive to each different student, for that class can work. In this teaching context, the teacher’s role demands the adoption of strategies that can lead to an effective learning making at same time, interesting classes. The teacher is ready to solve the student’s problems and to support them all the time. Besides, he encourages salutary competition between students, the constructive criticism and the interaction between mates. In the search for strategies that lead the students to a great motivation for musical learning, we can’t ignore the benefits of group teaching that can be applied to any group activity. A functional instrument class needs qualified participants that can understand the proposed challenges. Also, they have identical interests. On group, the psychosocial aspects have their influence in musical learning. Being together, along the interaction between mates are major contributions to motivation.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pertzborn, Florian; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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