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Da criação à performance: cinco obras de compositores portugueses para clarinete e electrónica

Author(s): Cardoso, Frederic da Silva

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8833

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Performance; Clarinete; Electrónica; Clarinet; Electronics


Description

O objectivo desta dissertação de Mestrado em Interpretação Artística foi o de fomentar direta e indiretamente a performance da música electroacústica, mais especificamente a música para clarinete e electrónica, bem como a composição de novo reportório para esta formação mista. Um objectivo adicional foi o de contribuir para um conhecimento mais aprofundado de cada uma das obras abordadas nesta dissertação, ao nível das possibilidades técnicas do clarinete soprano (em si bemol) e do clarinete baixo. Assim, na primeira fase procedeu-se à elaboração de uma ficha informativa, para cada uma das obras portuguesas encontradas no trabalho de pesquisa, com informação sobre o compositor e título da obra, observações relativas à instrumentação, à localização ou edição da partitura, à eventual gravação ou à sua estreia. Na segunda fase foram contactados os compositores André Rodrigues, Filipe Lopes, Igor C. Silva, João Ferreira e João Pedro Coimbra, para a composição de cinco novas obras para clarinete e electrónica, os quais acederam ao pedido. Para uma melhor compreensão e fundamentação de cada obra composta, foi feita uma entrevista a cada compositor. Na terceira fase, as obras foram analisadas. Finalmente, as obras foram gravadas. Através do estudo das setes obras analisadas, da sua performance e da estreia das cinco obras compostas para o efeito desta dissertação (Frames #87, de Igor C. Silva; Ruah, de André Rodrigues; False Entropy, de João Ferreira; Do Desenho e Do Som, de Filipe Lopes; e Press the Keys, de João Pedro Coimbra), foi possível apresentar uma contribuição efetiva para a divulgação da música portuguesa para clarinete e electrónica e para um conhecimento mais aprofundado dos requisitos que a sua performance comporta.

The aim of this Master’s thesis in Artistic Interpretation was to promote direct and indirectly the performance of electroacoustic music, specifically the music for clarinet and electronics, as well as the composition of new repertoire mixing both. An additional goal was to contribute to a broader knowledge of each work discussed in this dissertation regarding the technical possibilities of the soprano clarinet (in B flat) and bass clarinet. Thus, as the first step, a fact sheet was drawn up with the information of each work of portuguese composers used in the research, regarding the composer’s information and the name of the work, comments on the instrumentation, location or edition of the score, the recording or the piece’s premiere. As second step, the composers André Rodrigues, Filipe Lopes, Igor C. Silva, João Ferreira e João Pedro Coimbra were asked to create five new pieces for clarinet and electronic. Those requests were accepted. For a better understanding and explanation of each composite work, an interview was conducted with each composer. As third step, was made an analyse of each work and, in the end, a recording of all the pieces. Through the study of the seven analysed pieces, the performance and the premiere of the five works specifically composed for this thesis (Frames #87, by Igor C. Silva; Ruah, by André Rodrigues; False Entropy, by João Ferreira; Do Desenho e Do Som, by Filipe Lopes; and Press the Keys, by João Pedro Coimbra), it was possible to present a contribution to the publicity of the Portuguese music for clarinet and electronics and a deeper understanding of the requirements needed in this kind of performance.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Coimbra, Daniela da Costa; Pinto, Nuno Fernandes
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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