Document details

Apolo sob o signo da devoração: a antropofagia no desenvolvimento de uma prática cenográfica

Author(s): Esteves, Carolina Lyra Barros da Silva

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8941

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Antropofagia; Cenografia; Arquitectura; Tragédia; Anthropophagy; Scenography; Architecture; Tragedy


Description

O presente trabalho é estimulado pela reflexão sobre a similaridade que encontro na arquitetura do Teatro Oficina de São Paulo e os textos literários de Oswald de Andrade e Fernando Pessoa. A ampla janela que Oswald prevê como cenografia para sua peça O Rei da Vela, texto baseado em sua proposta filosófica de Antropofagia cultural se repete em uma janela alta, ampla e esplêndida no conto Um Jantar Muito Original, quando Fernando Pessoa descreve uma sala de jantar onde um banquete antropofágico é servido. No projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi e Edson Elito para o edifício do Teatro Oficina, companhia assumidamente “antropofágica” em sua linguagem, uma ampla janela exerce, numa leitura nietzschiana, uma função “trágica” de acolhimento do devir. Esta dissertação busca além de encontrar relações entre as “janelas” citadas, partindo dos conceitos teóricos de Oswald de Andrade e Friedrich Nietzsche, entender o processo de idealização do projeto e construção do edifício projetado por Lina Bo Bardi e Edson Elito para o Teatro Oficina.

The current work is stimulated by the similarity between the “Oficina Theater of São Paulo” architecture and Oswald de Andrade and Fernando Pessoa’s texts. The wide window, predicted by Oswald as a scene for his play called “O Rei da Vela”, text based on this philosophical proposal of a cultural anthropophagy, is repeated as a high, wide and splendid window on the tale “A very original dinner”, when Fernando Pessoa describes a dining room where an anthropophagic banquet is served. On the architectonic project of Lina Bo Bardi and Edson Elito for Teatro Oficina building (an assumed anthropophagic company on their language), a wide window, has, on a Nietzsch’s literature, a tragic role of devir acceptation. This dissertation seeks, beyond finding a relationship between the mentioned windows, based from Oswald de Andrade and Friedrich Nietzsche theories, to know the idealization process for the project and construction of Teatro Oficina, projected by Lina Bo Bardi and Edson Elito.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Moreira, Helder Jorge Maia Silva; Lima, Evelyn Furquim Werneck
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents