Document details

Estágio em direcção de cena na ópera: relatório final das óperas realizadas: l´enfant et les sortiléges, M. Ravel: the fairy queen em Tibães, H. Purcell: a flauta mágica, W. A. Mozart

Author(s): Raposo, Raquel Arruda da Silva Mendes

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/8980

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Direcção de cena; Direcção de cena na ópera; Dossier de direcção de cena na ópera; Stage management; Opera stage management; Prompt book in opera


Description

Este relatório de estágio demonstra a aprendizagem efectuada em Direcção de Cena na Ópera, e ao mesmo tempo permite uma clarificação da definição deste papel no contexto operático em Portugal. Tem como objectivo construir um percurso evolutivo de aprendizagem ao longo de três óperas, e mostrar a importância do Director de Cena no contexto português. Pretendo na componente teórica mostrar o papel e as funções do Director de Cena, tanto no teatro declamado como na ópera; na componente prática o meu relatório de estágio em três óperas. No final terei traçado o meu próprio perfil de um Director de Cena na Ópera. As óperas, integradas na Pós-Graduação de Ópera e Estudos Músico-Teatrais da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE), foram apresentadas no ano de 2013, entre Março e Julho. A primeira, em Março, decorreu no Teatro Helena Sá e Costa (THSC) , L’Enfant et les Sortiléges de Ravel encenada por António Durães. The Fairy Queen em Tibães de Purcell, uma “Ópera-Happening” realizou-se de 6 a 26 de Maio no Mosteiro de Tibães em Braga e com encenação de Sara Erlingsdotter, a última ópera foi A Flauta Mágica de Mozart encenada por Peter Konwitschny com apresentações no Coliseu do Porto em finais de Julho. Decorreu entretanto uma digressão pelo norte do país com esta última ópera, com espectáculos em finais de Setembro no Theatro Circo de Braga, em Outubro no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, em Famalicão na Casa das Artes e no THSC no Porto, onde desempenhei as funções de Directora de Cena.

This internship report the learning process on Opera Stage Management, and at the same time allows a clarification for the definition of this role in operatic world in our country. Aims to construct an evolutionary learning path showing the importance of opera stage management in the portuguese context. I intend to show in theoretical component the role and the functions of Stage Manager, both in recited theatre as on opera; on pratical component my internship report in three operas. In the end i’ll trace my own profile of a Opera Stage Manager. The operas, integraded in Post-Graduation on Opera and Music-Theater Studies of ESMAE, were presented in 2013, between March and July. The first one, in March, took place at THSC, L’Enfant et les Sortiléges of Ravel directed by António Durães. The Fairy Queen em Tibães of Purcell an “Opera-Happening” occurs between 6 and 26 of May on Mosteiro de Tibães in Braga and with direction by Sara Erlingsdotter, the last opera was A Flauta Mágica of Mozart directed by Peter Konwitschny with performances at Coliseu do Porto in late July. Meanwhile there will be a tour over the north of the country with this last opera, with shows in late September at Theatro Circo de Braga, in October at Centro Cultural Vila Flor in Guimarães, in Famalicão at Casa das Artes and for last at THSC, where I played the functions of Stage Manager.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes e; Oliveira, Ana Carolina
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents