Document details

A importância da prática de harmónicos naturais na aprendizagem musical do saxofone

Author(s): Monteiro, Lúcio de Jesus

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/9011

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Saxofone; Harmónicos naturais; Embocadura; Flexibilidade; Saxophone; Overtones; Embouchure; Flexibility


Description

O presente trabalho consiste num relatório de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), e da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo acerca da minha prática pedagógica realizada no Conservatório de Música do Porto, sob orientação dos professores Henk van Twillert (orientador), Sofia Lourenço (co-orientadora) e Rosa Oliveira (cooperante). Por outro lado, este relatório inclui também um projeto de investigação intitulado “A importância da prática de harmónicos naturais na aprendizagem musical do saxofone”, realizado junto de alunos de saxofone do ensino básico e do ensino profissional, de modo a comprovar a importância da realização destes exercícios para o desenvolvimento das qualidades sonoras e flexibilidade no instrumento. Partindo de uma abordagem metodológica sob a perspetiva de investigação-ação, foram realizados testes em contexto de sala de aula com 8 alunos do 1º ao 4º grau do Ensino básico, e 3 alunos do ensino profissional; assim como um inquérito a professores de saxofone. Após a respetiva recolha dos dados, foi realizada uma análise de âmbito qualitativo e quantitativo. Foi possível concluir que a realização destes exercícios é exequível mesmo em alunos que ainda estão numa fase inicial de aprendizagem, desenvolvendo competências necessárias para que no futuro estejam criadas condições para a construção de uma embocadura e sonoridade flexíveis, com todas as vantagens que isso acarreta para a qualidade da performance dos alunos.

This work consists of an intership report developed under the Master in Music of the Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, and Escola Superior de Educação, both from Instituto Politécnico do Porto. It is meant to be a thoughful report about my teaching practice held at the Oporto Music Conservatory, under the guidance of teachers Henk van Twillert (advisor), Sofia Lourenço (co-advisor) and Rosa Oliveira (cooperative). On the other hand, this report also includes a research project entitled "The importance of practicing overtones in the learning process of the saxophone", conducted among middle school saxophone students and vocational studentes, in order to prove the importance of performing these exercises to develop the quality of sound and flexibility in the instrument. In a methodological approach based on the perspective of action-research, tests were performed on classroom context with eight middle school students (from 1st to 4th grade), and three vocational students; and it was made an inquiry to saxophone teachers. After the data collection, it was carried out a quantitative and qualitative analysis. It was concluded that it is possible to conduct these exercises even with students who are still at an early stage of learning, and develop the required skills to create the conditions for the construction of a flexible embouchure and sound, which entails advantages for the quality of student performance.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Van Twillert, Hendrik; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Oliveira, Rosa
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents