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Técnicas de improvisação, interpretação e “solo coerente”: estudo de caso: what is this thing called love, de Cole Porter

Author(s): Cavalli, Massimo

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/9599

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Jazz; Improvisação; Interpretação; Solo coerente; Upper structure triads; Improvisation; Interpretation; Coherent solo


Description

O objectivo do presente trabalho foi o de contribuir para a definição das características de um solo “coerente”, através de uma contextualização histórica (no período entre 1941 e 2001) relativa à improvisação na música jazz (ocidental e afro-americana) e da análise das respectivas técnicas de improvisação características desse período. Para tal, foram analisados dez chorus de solos de intérpretes de épocas e estilos diferentes que têm como denominador comum a estrutura do tema What is this thing called love is this thing Called Love (1930), da autoria de Cole Porter (Cole Albert Porter, 1891-1964). Na análise foram considerados parâmetros qualitativos e quantitativos. Nos parâmetros qualitativos foram considerados patterns, arpejos, escalas, modos e o uso de escalas pentatónicas, superimposição harmónica, Upper Structure Triads (UST), side slipping, enclosure ou encircling, bem como de cyclical quadruplets e outlines. Nos parâmetros quantitativos foram considerados: notas do acorde, diatónicas, tensões, cromatismos, notas out, notas que fazem parte da melodia, números de motivos e variações. Os resultados sugerem que há parâmetros característicos das diferentes épocas históricas consideradas e outros que são comuns aos solistas de todas as épocas. Da recolha do material comum extrapolada da análise dos dez chorus, sugere-se que hábitos que parecem ser exclusivos do jazz mais moderno estavam também presentes nos solos mais antigos, e que certas características que hoje podem parecer antiquadas estão enraizadas na actualidade. Da análise dos dados, emergiram ainda fragmentos comuns, como o encircling ou as cyclical quadruplets, como fragmentos essenciais de ligação entre os vários elementos da improvisação. A evolução da função dos arpejos no decorrer do tempo foi de tal forma significativa, que se inicialmente delineavam só o contorno harmónico da grelha improvisativa, passaram a sublinhar as tensões, atribuindo assim uma sonoridade mais modal e colorida à grelha harmónica. Os patterns básicos e os arpejos mantiveram-se, mas as notas de partida mudaram, afastando sempre mais as fórmulas do conforto da tónica. As cyclical quadruplets passaram de uma ornamentação por graus diatónicos (como 1-2-3-1, 1-b-3-1) a uma ornamentação mais cromática. Um solo pode ganhar ou perder coerência através da utilização das ligações certas entre as várias frases.

The aim of the present work was to contribute towards defining the characteristics of a “coherent” solo, via a historical contextualization (in the period from 1941 to 2001) relating to improvisation in (western and afro-American) jazz music and by analyzing the corresponding improvisational techniques characteristic of that period. To this end, we analyzed ten solo choruses by different performers and in different styles whose common denominator is the structure of the song What is this thing called love is this thing Called Love (1930), written by Cole Porter (Cole Albert Porter, 1891-1964). The analysis considered qualitative and quantitative parameters. The qualitative parameters encompassed patterns, arpeggios, scales, modes and the use of pentatonic scales, harmonic superimposition, Upper Structure Triads (UST), side slipping, enclosure or encircling, as well as cyclical quadruplets and outlines. The quantitative parameters involved considering: chord notes, diatonics, tensions, chromatisms, out notes, notes which form part of the melody, numbers of motifs and variations. The results suggest that there are parameters which are characteristic of the different historical eras considered and others which are common to soloists of all eras. The common material extrapolated from the analysis of ten choruses suggests that habits which seem to be exclusive to more modern jazz were also present in older solos, and that certain characteristics which may today appear antiquated are rooted in the present. The analysis of the data also threw up common fragments, such as encircling and cyclical quadruplets, as essential connecting fragments between the various elements of improvisation. The evolution of arpeggios over time, which initially marked out only the harmonic outline of the improvisation grid, started to underline the tensions, thereby assigning a more modal and colourful sonority to the harmonic grid. The basic patterns and arpeggios remained. The notes of departure, always deflecting the keynote comfort patterns the most, were changed. The cyclical quadruplets changed from an ornamentation by diatonic degrees (such as 1-2-3-1, 1-b-3-1) into a more chromatic ornamentation. In summary, a solo may gain or lose coherence via the use of connections between phrases.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Coimbra, Daniela da Costa; Ferreira, Nuno Filipe Ribeiro
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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