Author(s):
Magalhães, Susana Pinto Leite Vasconcelos Teixeira de
Date: 1997
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/18116
Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Subject(s): Literatura americana - séc. 20 - Estudos críticos; Pós-modernismo; Ironia; Paródia
Description
Neste trabalho analisa-se a trilogia austeriana enquanto texto pós-modernista e enquanto reflexão parodiante sobre o pós-modernismo, partindo de um motivo central a estes dois ramos da análise: o duplo. A questão do duplo é investigada no âmbito da identidade e linguagem pós-modernos, no âmbito das relações intra e intertextuais da trilogia, ou seja, focalizando os duplos do próprio texto, e no âmbito das relações do romance de Auster com o pós-modernismo. No presente trabalho procura-se demonstrar que The New York Trilogy não é apenas um texto pós-modernista; é também um texto que parodia a ficção pós-moderna, reflectindo sobre dois temas centrais a esta ficção: o amor e a morte.