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"Quid sit amor" : o conceito do amor na literatura cortês : a poesia lírica médio-alto-alemã e galego-portuguesa- Walther von der Vogelweide e D. Dinis

Author(s): Neves, Mónica Andrea de Sousa

Date: 2004

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/18117

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): Literatura cortês - Amor; Literatura alemã medieval - Poesia - Estudos críticos; Literatura galaico-portuguesa - Poesia; Literatura portuguesa medieval - Poesia - Estudos críticos


Description

É geralmente aceite que o amor naliteratura europeia em língua vulgar é uma invenção do século XI; na história literária do espaço europeu este amor tem a designação de 'amor cortês'. É intenção deste trabalho investigar até que ponto o conceito de 'amor cortês' tem manifestações idênticas em regiões geograficamente distantes, tendo como base a análise dos corpora de Walther von der Vogelweide e de D. Dinis. Pretendo, desta forma analisar o discurso amoroso, o sujeito poético e a imagem da dama para assim averiguarem que medida existe ou não inovação dos dois poetas em relação à convenção. Sendo a produção lírica deste período tão rica a nível da variedade de géneros e subgéneros, optei por me centrar na poesia amorosa em que o sujeito poético tem uma voz masculina. Consciente da dificuldade de comparar dois poetas que estão afastados no espaço e no tempo, a razão da escolha dos corpora de Walther von der Vogelweide e D. Dinis como base desta análise prendeu-se com o facto de estes serem os mais profícuos e completosrepresentantes, tanto em extensão como em diversidade temática das obras, da lírica médio-alto-alemã e galego-portuguesa, respectivamente. Neste sentido, este estudo pretendeu cotejar a convenção medieval do conceito de amor nas produções poéticas dos dois autores, tendo em conta os diferentes contextos sócio-literários. Desta forma, foi possível inferir que as alterações a nível político e religioso foram determinantes na medida em que levaram a toda uma reformulação do 'modus vivendi' e da mentalidade social, o que influiu directamente no conceito de 'amor cortês', ponto central desta investigação. Propôs-se, então, algumas hipóteses para o surgimento e difusão desta lírica amorosa, verificandoa existência de um aparente código de amor assente na defesa de valores específicos como a cortesia, e fonte de bondade e de valor moral - o 'fin'amors'.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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