Document details

Para a promoção da leitura em voz alta : o concurso de leitura em voz alta na aula de português e de alemão

Author(s): Landeiro, Ana Sofia Ferreira ; Veloso, João

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/20422

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): Leitura


Description

A competência da leitura é importante para o desenvolvimento cognitivo, ao nível do pensamento e do espírito crítico do indivíduo, e na aquisição de outras competências, como a escrita e a oralidade. Deste modo, surge, neste trabalho, a problemática em torno do tipo de leituras realizadas em contexto de sala de aula: o predomínio da leitura silenciosa sobre a leitura em voz alta. A presente investigação foi fruto do período de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Filipa de Vilhena, no Porto, durante o ano lectivo de 2008/2009. De forma a promover a prática mais frequente da leitura em voz alta em contexto de sala de aula e de verificar quais os parâmetros de maior dificuldade evidenciados pelos alunos neste tipo de leitura, procuramos observar qual o papel que a competência da leitura tem na sala de aula, fazendo uma breve análise dos Programas da disciplina de Português e da disciplina de Alemão e dos estudos de vários autores da área em questão. Pretendemos apresentar alguns dados relativos ao nível de literacia no nosso país, através de dois estudos recentes realizados pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) e pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), com o intuito de proceder a uma breve reflexão sobre o grau de literacia dos portugueses. Procuramos ainda exercitar e incentivar a leitura em voz alta através de um Concurso de Leitura e dar algumas sugestões sobre actividades de promoção de leitura, de maneira a ajudar outros professores ou profissionais de ensino na elaboração e execução das mesmas. Por fim, procuramos fazer uma breve reflexão sobre como avaliar a leitura e em que parâmetros situar essa avaliação, tendo sempre em conta as dificuldades que tal acto pode acarretar. Assim, neste relatório final de estágio focaremos a promoção da leitura em voz alta em contexto de sala de aula (...)

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo