Document details

O papel da motivação na aprendizagem significativa : proposta de um modelo de integração das TIC na aprendizagem da língua inglesa

Author(s): Caravelas, Paula Alexandra Correia

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/72455

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): Aprendizagem - Motivação; Línguas - Ensino; Plataforma Moodle; Tecnologias da informação e da comunicação


Description

O estudo da motivação dos alunos, especialmente para a aprendizagem de uma língua estrangeira, é um tema complexo, mas que merece cada vez mais enfoque tendo em conta a evolução da nossa sociedade, do conhecimento e das tecnologias. Assim, o nosso objetivo assenta na análise das potencialidades pedagógicas associadas à integração da plataforma MOODLE na motivação dos alunos para a aprendizagem. Pretendemos também compreender se os professores vão ao encontro das expectativas dos alunos relativamente à utilização das TIC. Assim, iniciamos este trabalho com vista à formulação de uma proposta de um modelo de integração das TIC na aprendizagem do inglês. A amostra foi constituída por 50 alunos, de uma escola básica. Da análise dos resultados constatamos que, de facto, os alunos apresentam-se motivados para aprender com recurso à plataforma MOODLE, independentemente do nível de dificuldade das tarefas propostas. Numa sociedade em que as novas tecnologias avançam a um ritmo elevado, é importante que a escola não se apresente em contra ciclo, antes adote meios e técnicas que permitam motivar os alunos para a aprendizagem.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents